São Bento do Sul tem um novo responsável pelo Tabelionato de Notas e Protestos desde a semana passada. O tabelião Marcial Luís Zimmermann assumiu o órgão que tem como funções, por exemplo, reconhecer e autenticar documentos, confeccionar procurações, escrituras e procurações públicas, inventários, testamentos, divórcios, atas notariais e protestos de títulos, dentre outros. Aos 46 anos, Marcial trabalhou recentemente como tabelião em Ituporanga, além de acumular a experiência como oficial de Justiça em Rio do Sul.
Conforme ele, nos últimos anos, os “cartórios” – como os tabelionatos são popularmente conhecidos – ganharam protagonismo na desjudicialização de casos, ou seja, para que as partes resolvam seus conflitos sem a necessidade de procurar o Poder Judiciário. Afinal, os tabelionatos têm permissão para atuação em inventários, divórcios, penhor legal e outras situações, como usucapião.
De uns tempos para cá, segundo Marcial, a instituição do protesto de títulos ganhou força, porque o credor de um título de crédito atualmente pode utilizar dos serviços sem custo algum. “Os custos foram transferidos para o devedor”, explica ele, natural de Gaspar.
Posse
Marcial foi empossado no cargo pelo juiz Marcus Alexsander Dexheimer, diretor do Fórum da Comarca. Ele assumiu no dia 16, substituindo o interino Braulio Brandão Coelho Vieira.
Localização e atendimento
O Tabelionato de Notas e Protestos de São Bento do Sul fica na Rua Jorge Lacerda, 188, no Centro. Os horários de atendimento são das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O contato pode ser feito pelo telefone 3635-2010.
Leia a matéria completa na edição do jornal impresso desta quarta-feira (22).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕