Surto de virose escancara déficit do saneamento básico em SC

São esperadas 3 milhões de pessoas até o final da temporada

• Atualizado 3 meses atrás.

O verão 2024/25 em Santa Catarina ficará marcado pelo grande número de turistas – são esperadas 3 milhões de pessoas até o final da temporada – e por mais um forte surto de virose, que coloca a saúde das pessoas em risco e superlota o sistema básico de saúde. As explicações para o elevado número de pessoas infectadas são várias, mas há um ponto fundamental: o baixo índice de saneamento básico.

O estado com menor índice de pobreza no país tem apenas 29,1% da população atendida por rede de esgoto – e de todo o esgoto gerado, somente 34,8% é tratado. Os dados são da Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), relativos a 2022 (mas de lá para cá pouco mudou). Sem saneamento, as praias ficam impróprias para banho, mas repletas de banhistas. Por óbvio, a equação é simples: sem esgoto + praias cheias = veranistas adoentados. Um triste quadro para SC.

Balneabilidade
Conforme o último relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), referentes à semana de 6 a 10 de janeiro, foram coletadas amostras em 238 pontos do litoral catarinense. Do total, 157 estão próprios para banho, o que representa 65,97%. Ou seja, pouco menos da metade está imprópria.

Dengue
O Governo do Estado está investindo em equipamentos e insumos para fortalecer o combate à dengue. Nesta semana, foram entregues 800 equipamentos para determinação de hematócrito em Indaial e Pomerode. Ao todo, 33 cidades receberão os dispositivos importados da Alemanha que servem para reduzir a sobrecarga nos hospitais durante os surtos da doença.

Mobilidade
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, anunciou que o primeiro acesso de uma das quatro alças de intersecção entre as rodovias Antônio Heil (SC-486) – trevo de Brusque – com a BR-101 em Itajaí, deverá ser liberado para o tráfego de veículos até o Carnaval. A demanda é uma das maiores reivindicações dos moradores da região.

Cívicos-militares
O Governo de SC irá ampliar o Programa de Escolas Cívico-Militares com mais cinco unidades, que passará a contar com 15 escolas. As novas unidades são: EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá; EEB Sólon Rosa, em Curitibanos; EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama; EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí e EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa
Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas