Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Surto de virose escancara déficit do saneamento básico em SC

São esperadas 3 milhões de pessoas até o final da temporada

• Atualizado 3 dias atrás.

O verão 2024/25 em Santa Catarina ficará marcado pelo grande número de turistas – são esperadas 3 milhões de pessoas até o final da temporada – e por mais um forte surto de virose, que coloca a saúde das pessoas em risco e superlota o sistema básico de saúde. As explicações para o elevado número de pessoas infectadas são várias, mas há um ponto fundamental: o baixo índice de saneamento básico.

O estado com menor índice de pobreza no país tem apenas 29,1% da população atendida por rede de esgoto – e de todo o esgoto gerado, somente 34,8% é tratado. Os dados são da Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), relativos a 2022 (mas de lá para cá pouco mudou). Sem saneamento, as praias ficam impróprias para banho, mas repletas de banhistas. Por óbvio, a equação é simples: sem esgoto + praias cheias = veranistas adoentados. Um triste quadro para SC.

Balneabilidade
Conforme o último relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), referentes à semana de 6 a 10 de janeiro, foram coletadas amostras em 238 pontos do litoral catarinense. Do total, 157 estão próprios para banho, o que representa 65,97%. Ou seja, pouco menos da metade está imprópria.

Dengue
O Governo do Estado está investindo em equipamentos e insumos para fortalecer o combate à dengue. Nesta semana, foram entregues 800 equipamentos para determinação de hematócrito em Indaial e Pomerode. Ao todo, 33 cidades receberão os dispositivos importados da Alemanha que servem para reduzir a sobrecarga nos hospitais durante os surtos da doença.

Mobilidade
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, anunciou que o primeiro acesso de uma das quatro alças de intersecção entre as rodovias Antônio Heil (SC-486) – trevo de Brusque – com a BR-101 em Itajaí, deverá ser liberado para o tráfego de veículos até o Carnaval. A demanda é uma das maiores reivindicações dos moradores da região.

Cívicos-militares
O Governo de SC irá ampliar o Programa de Escolas Cívico-Militares com mais cinco unidades, que passará a contar com 15 escolas. As novas unidades são: EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá; EEB Sólon Rosa, em Curitibanos; EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama; EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí e EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Mais lidas

MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)
Ceppli
Câmara de São Bento do Sul

Notícias relacionadas