A modalidade de Skate vem crescendo cada vez mais e gerando bons resultados para São Bento, sendo o projeto “Salve Rua” propulsor desta iniciativa. Criado em 2015 e colhendo frutos com o incentivo ao esporte, o projeto ganhou força com a união da Associação de Skate de São Bento do Sul (ASSB), entidade que vem atendendo crianças e adolescentes do município com referência no trabalho social.
Um dos exemplos desse sucesso é a conquista do segundo lugar na categoria equipe, dos atletas João Henrique (Joãozinho), Luiz Heilmann (Alemão), Livia Heilmann e Isabela Ramos, no 1° Desafio Skate Social. O evento, promovido pela Federação Catarinense de Skate, reuniu no último sábado mais de 20 equipes de projetos sociais da modalidade, em um dia repleto de provas e confraternização, na cidade de Itapema (SC).
O professor da Associação e idealizador do “Salve Rua”, Rafael dos Santos, disse que foi um momento gratificante ver o empenho dos atletas, proporcionando uma experiência diferente para os participantes.
“A nossa equipe foi a que mais conseguiu premiação, onde recebemos um cheque de R$ 1,2 mil com o segundo lugar em equipe, o alemão conquistou o troféu de melhor manobra e também ganhamos uma cesta cheia de balas. Porém, o mais importante foi ver que o skate pode ser uma ferramenta de transformação e inclusão social, ensinando princípios e valores através do esporte. Então a gente vem trabalhando nisso, refletindo lá no evento”, comemora Rafael.
Sentimento dos atletas
Para os amigos e companheiros de equipe, Alemão e Joãozinho, mesmo sem conseguir treinar por alguns dias devido às chuvas, foi um grande resultado. “A gente foi lá e fez valer a pena. Eu e o Joãozinho fizemos umas manobras juntos e a galera começou a gritar. O que mais valia mesmo era a união, acho que por isso que a gente conseguiu o pódio”, disse Alemão.
João, contou que a emoção foi grande, principalmente porque estava há algum tempo sem praticar. “Eu fui na casa do Alemão um dia antes e lá começamos a dar uma treinada para se preparar, conseguindo se dar bem no campeonato”, relata.
No naipe feminino, quem também deu show foram as meninas Livia e Isabela. “Ganhar foi algo bem importante pra mim, porque eu estou começando agora no skate e tá sendo bem legal”, comentou Isabela.
Já Lívia, conta que não estava preparada para competir, mas mesmo assim topou o desafio. “Cheguei a chorar de felicidade, o esporte proporciona isso e foi bem bacana”, disse.
Participe
Atendendo cerca de 30 crianças, a Associação de Skate de São Bento do Sul (ASSB) através do projeto Salve Rua vem beneficiando várias pessoas. Atualmente as aulas são realizadas todos os sábados, a partir das 10 horas, na Praça CEU das Artes, no bairro Serra Alta e é aberto para todas as idades gratuitamente.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕