Domingo, 27 de abril de 2025

São Bento vai auxiliar na recuperação de cidade do Rio Grande do Sul

Forquetinha, no Vale do Taquari, tem menos de 3 mil habitantes e receberá auxilio local

• Atualizado 24 dias atrás.

São Bento do Sul adotou formalmente o município de Forquetinha, no Rio Grande do Sul, para auxiliar na recuperação da cidade que foi fortemente atingida pelas cheias. Em reunião realizada na quinta-feira (16), a prefeitura falou sobre o embasamento jurídico e como auxiliará a cidade parceira nesse processo. Na segunda-feira devem partir da cidade rumo ao território gaúcho sete maquinários e operadores que irão atuar em Forquetinha pelo período de 10 dias.

O prefeito Antonio Tomazini disse que foi procurado pelo prefeito forquetinhense Paulo José Grunewald, o qual solicitou auxílio à cidade de São Bento do Sul. “Nós vamos fornecer todos os maquinários que eles estão precisando e algumas necessidades que eles apontaram”, citou o prefeito.

O município gaúcho, segundo o prefeito de lá, teve cerca de 90% da sua área devastada pelas cheias. “Nos áudios que eles estão nos mandando, eles relatam que existem lugares onde tem três metros de altura de terra, de barro, para serem removidos. Eles perderam quase que na totalidade as suas vias, tanto urbanas como rurais”, comentou a assessora de gabinete Suzana Telles, nomeada porta voz do projeto.

Estabelecido contato com o município, foi preciso organizar o projeto juridicamente. “Nós, com todo o corpo jurídico, estamos seguindo uma cartilha disponibilizada pelo Tribunal de Contas. Para que a gente efetivamente consiga desprender recursos públicos e ajuda ao município, isso requer uma organização muito detalhada, para que além da boa vontade também tenha segurança jurídica”, frisou Suzana.

Na quinta-feira (16) mesmo, na sessão da Câmara de Vereadores, os parlamentares aprovaram o projeto de cooperação entre os municípios de São Bento do Sul e Forquetinha, autorizando a prefeitura são-bentense a enviar recursos para a cidade parceira.

Maquinários e pessoal
Para auxiliar na recuperação do município, o prefeito de Forquetinha solicitou o envio de máquinas e seus operadores para trabalharem na remoção das terras e conserto de estradas. Os combustíveis, alojamentos e alimentação dos funcionários serão custeados pelo município rio-grandense.

Por conta disso, uma comitiva com duas retroescavadeiras (uma da Secretaria de Obras e outra da Agricultura), uma mini escavadeira da Secretaria de Obras, quatro caminhões (sendo um hidrojato do Samae), servidores e operadores devem deixar São Bento do Sul na madrugada de segunda-feira, dia 20, com retorno previsto no dia 29 desse mês. “Tem áreas que estão tendo deslizamentos, então teremos também profissionais técnicos especializados para ter todo o cuidado no avanço das máquinas e na operacionalização do trabalho”, citou a porta voz.

Além das máquinas e da equipe de trabalho, o prefeito forquetinhense solicitou itens de doação como eletrodomésticos, móveis, louças, colchões e etc. Também, disponibilizou uma chave Pix em nome do Fundo Municipal de Defesa Civil para captar recursos e doações. A chave é o CNPJ 54.040.958/0001-35.

Confira a matéria completa na edição do jornal impresso desta sexta-feira (17).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-27 at 10.52
MIX - Leilão sem interessados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Imagem do WhatsApp de 2025-04-25 às 13_56_54_acaebd28
PINTURA CHOCOLATE - Christian Hacke (33)
Crianca-morta-em-carro-944x531

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas