A pista de skate da Praça CEU das Artes, em Serra Alta, foi palco de muita energia entre os dias 4 e 5 de outubro . O local recebeu a etapa final do Circuito Catarinense de Skate Street – SC Tricks Sub16, reunindo atletas de diversas cidades e encerrando a temporada 2025 da Federação Catarinense de Skate com confraternização e bons exemplos.
Essa foi a primeira vez que São Bento do Sul sediou um evento de skate desse porte. Para Rafael dos Santos, professor do projeto social Salve Rua, o momento representa a realização de um sonho que começou quando ele tinha 16 anos. “Na época, era algo distante, porque nem pista de skate existia aqui. E hoje a gente tem umas pistas boas, de qualidade, que dá para andar”, destaca.
Rafael ressalta que a etapa final trouxe atletas, famílias e professores de várias regiões, além de fortalecer a cena local. “Esse evento sinalizou que a nossa luta para fazer esse esporte crescer em nossa cidade está indo cada vez mais longe, e mais jovens podem ser alcançados e ter suas vidas transformadas através do skate, assim como o skate também transformou a minha vida”, afirma.
Esporte como ferramenta de transformação
O projeto Salve Rua atende cerca de 30 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, oferecendo aulas de skate e um ambiente acolhedor que promove valores como respeito, identidade, inclusão e resiliência. A iniciativa inspirou outros municípios, como Blumenau, onde surgiu o projeto Saltando para o Futuro, coordenado pelo professor Rômulo Reinert e idealizado por Ingrid Reinert.
Em Blumenau, 48 alunos participam das aulas, e oito deles competiram este ano em nível estadual. “Há um processo em construção, e a persistência, dedicação e convicção no processo trarão também resultados significativos tanto na vida quanto esportivamente”, destacou Rômulo, que acompanhou os alunos na final em São Bento.
O evento contou com o apoio da Fundação Municipal de Desportos de São Bento do Sul, da Associação de Skate de São Bento do Sul e da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, que foram fundamentais para a realização da etapa.
Confira os resultados:




