São Bento e Campo Alegre são alvos de operação contra corrupção em licitações públicas

Investigação identificou indícios de acordos ilegais entre empresários e servidores públicos
Por:

• Atualizado 2 meses atrás.

Ordens judiciais estão sendo cumpridas por integrantes do GAECO em 19 municípios de Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (28), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) deflagraram a 2ª fase da Operação Pactum, com o cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão em 19 municípios de Santa Catarina, incluindo São Bento do Sul e Campo Alegre.

A operação ocorre em apoio a procedimentos investigatórios das Promotorias de Justiça de Ituporanga, Joaçaba e São Bento do Sul, com ordens judiciais expedidas pelas Varas Regionais de Garantias das Comarcas de Rio do Sul, Caçador e Mafra.

As buscas desta quarta-feira (28) foram realizadas em residências e empresas ligadas ao suposto esquema de fraude em licitações, envolvendo suspeitas de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa e manipulação de certames públicos.

Além de São Bento do Sul e Campo Alegre, os mandados foram cumpridos em:
Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau, Brusque, Campos Novos, Correia Pinto, Gaspar, Guaramirim, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages, Luzerna, Monte Carlo, Pouso Redondo e Salto Veloso.

Segundo o Ministério Público, a investigação identificou indícios de acordos ilegais entre empresários e servidores públicos para fraudar o caráter competitivo de licitações, causando prejuízo direto aos cofres públicos em diferentes cidades do Estado.

A operação segue sob sigilo judicial, e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver autorização para publicidade dos autos.

Relembre:
A primeira fase da Operação Pactum ocorreu em agosto de 2024 e recebeu esse nome em referência ao termo latino pactum, que significa “acordo”. À época, foram cumpridos mandados em Camboriú, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Ascurra, Laurentino e Coronel Vivida (PR).


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

nova-apreensao-maconha-guaramirimbr-101-em-araquari-944x531
Visita ao cônsul
Garfo de metal com arroz e feijão-preto
Stammtisch Campo Alegre
Bolinhos fritos empilhados em cima de tábua com folhas de alface

Mais lidas

Notas de falecimento (site)
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Rafael de Andrade Fonseca
WhatsApp Image 2025-07-25 at 20.09
montagem de fotos (1)

Notícias relacionadas