O ano mal começou e São Bento do Sul já registrou quase 20 novos focos do mosquito transmissor da dengue em apenas dois meses. Foram descobertos quatro novos focos na última semana e cinco nesta semana, totalizando 19 larvadas coletadas do Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (28) acontece uma força-tarefa para recolhimento de pneus usados em toda a cidade.
O primeiro foco do ano foi localizado em uma armadilha na Rua Barão do Rio Branco, no Centro, no dia 7 de janeiro. Desde então novos focos estão surgindo em diversos pontos da cidade, sendo o bairro Brasília, com quatro focos, o mais recorrente até então.
A crescente presença de focos do mosquito em São Bento intensifica ainda mais o sinal de alerta instaurado no ano passado. “A situação está bem tensa”, afirma Lucas Maia, assessor de controle de vetores do município.
No ano passado, foram contabilizados 159 focos do Aedes aegypti, uma média de 13,25 focos encontrados por mês. Já em 2023 o número foi bem menor, sendo 69 registrados. Neste ano, com 19 focos em dois meses, são praticamente 10 ao mês, já que fevereiro possui menos dias.
Coleta de pneus
Nesta sexta-feira (28), equipes da Vigilância Epidemiológica de São Bento do Sul estarão realizando o recolhimento de pneus inservíveis na cidade. A ação, alinhada à uma campanha estadual, visa tirar de depósitos e do ar livre os pneus que podem se tornar criadouros das larvas do mosquito da dengue.
“Aqueles pneus que não usarem mais, entrem em contato com o setor de dengue no número (47) 3635-2228 ou pelo WhatsApp (47) 98497-7309 comigo”, orienta Lucas. Vale lembrar que a coleta não tem custo nenhum aos moradores.
Onde estão os focos
– 4 focos: Bairro Brasília
– 3 focos: Bairros Centro e Oxford
– 2 focos; Bairros Cruzeiro e Progresso
– 1 foco: Bairros Bela Aliança, Centenário, Colonial, Mato Preto e 25 de Julho
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕