Quarta-feira, 14 de maio de 2025

São Bento do Sul recebe prêmio nacional por programa de proteção do rio Vermelho

Município é 2º lugar no maior evento de ESG da América Latina

• Atualizado 13 horas atrás.

PSA foi criado com o objetivo de garantir a preservação do rio Vermelho (Foto: Divulgação)

O município de São Bento do Sul será premiado na noite desta terça-feira (13), em São Paulo, com o segundo lugar nacional na categoria Gestão de Recursos Hídricos durante o Congresso Nacional de ESG (Ambiental, Social e Governança). Esta é a primeira vez que a cidade participa do evento, considerado o principal da América Latina em ESG e sustentabilidade, que também serve como uma “prévia” da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Segundo o prefeito Antonio Tomazini, a premiação valoriza iniciativas que integram preservação ambiental, responsabilidade social e práticas administrativas transparentes. A distinção concedida ao município se deve ao Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, que incentiva a conservação e a recuperação de áreas próximas ao rio Vermelho/Humboldt, principal fonte de abastecimento da cidade.

Por meio do modelo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), os proprietários rurais recebem apoio financeiro como forma de valorização pelos cuidados com a preservação ambiental e a proteção dos recursos hídricos. “Ficamos felizes por receber o prêmio, porque isso demonstra que nossa cidade está sendo reconhecida em nível nacional e isso é extremamente importante para a região e para São Bento do Sul. A preservação é fundamental, moramos em uma cidade onde 45% do território é coberto por Mata Atlântica, então temos que cuidar e proteger, principalmente a nossa principal fonte de captação de água, que é o rio Vermelho”, afirma.

Inclusive, conforme Tomazini, São Bento do Sul é o único município do Brasil que será premiado no Congresso Nacional de ESG. Os demais premiados são grandes empresas de atuação nacional, que desenvolvem projetos ambientais voltados à preservação e sustentabilidade. “Mostra que estamos no caminho certo”, afirma. Em menos de uma semana, o município também garantiu outro título, sendo reconhecido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como a cidade mais bem posicionada de Santa Catarina no ranking nacional de desenvolvimento. Já a nível nacional, é a 37ª colocada.

São Paulo
Além do prefeito Tomazini, que viajou nesta terça-feira (13) a São Paulo, o diretor do Samae, Osvalcir Peters, estará presente no evento que concederá a São Bento do Sul o título de segundo lugar nacional na categoria Gestão de Recursos Hídricos, graças ao Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, que é mantido pela autarquia.

O diretor explica que atualmente 34 propriedades estão envolvidas, o que corresponde a 27,84% da área da microbacia. Criado em 2010, o programa realiza uma avaliação técnica das propriedades participantes, definindo uma pontuação que é convertida em repasses financeiros por meio de editais públicos. Ao longo dos anos, mais de R$ 720 mil já foram distribuídos entre os produtores rurais comprometidos com a preservação ambiental.

Entre os resultados observados, Peters destaca a recuperação da vegetação nativa e a diminuição do assoreamento da barragem de captação de água bruta, evidenciada pela menor quantidade de sedimentos acumulados. “Isso significa que houve uma redução do assoreamento, proveniente das propriedades que foram melhor cuidadas e mantiveram suas áreas com o mato natural e característico próximo às margens do rio Vermelho”, conclui.

Como participar
Os proprietários rurais interessados em participar do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) devem se inscrever por meio do edital, disponível no site da autarquia, em www.samaesbs.sc.gov.br/edital-psa-2025.

Para aderir ao programa, é necessário assinar um contrato de compromisso e estar disposto a conservar e melhorar as condições ambientais da propriedade. A participação deve ser renovada anualmente, inclusive para aqueles que já estiveram inscritos no ano anterior. O pagamento é feito uma vez por ano, com base em uma tabela de valoração que reconhece boas práticas socioambientais.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

acontece 1
WhatsApp Image 2025-05-13 at 20.22
pexels-cottonbro-10466266-3-1536x1024-1-1024x683
Copa Gazeta 2025 (18)
FÓRUM DA COMARCA

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-05-06 at 09.15
Frank Bollmann
WhatsApp Image 2025-05-07 at 11.19
WhatsApp Image 2025-05-05 at 17.54
WhatsApp Image 2025-05-12 at 13.23

Notícias relacionadas