São Bento do Sul recebe festival internacional de cinema com sessões gratuitas

FICASC realiza 11 sessões entre hoje e quinta-feira com filmes, debates e atividades educativas
Por:

• Atualizado 4 dias atrás.

Festival itinerante já passou por diversos municípios (Foto: Divulgação)

Desta terça-feira (7) até quinta-feira (9), São Bento do Sul recebe o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC). A programação inclui exibição de filmes, debates e atividades educativas em diferentes espaços da cidade.

Ao longo dos três dias, o festival promove 10 obras cinematográficas em 11 sessões presenciais gratuitas, com rodas de conversa envolvendo realizadores e convidados. As atividades ocorrem em instituições como IFC, Udesc, Cedup, Apae e CRAS.

Criado na Serra Catarinense, na região de Urubici, o FICASC tem caráter itinerante e já passou por diversas cidades do estado, além de ter realizado sessões no Arquipélago dos Açores, em Portugal.

Para o diretor do festival, Doty Luz, a proposta vai além do cinema. “A circulação do FICASC por outras cidades de Santa Catarina é fundamental para descentralizar o acesso à cultura e promover a educação ambiental em nível regional”, destaca.

A edição no Planalto Norte também busca aproximar os temas globais da realidade local. Segundo a produtora executiva Mayara Moreira, o objetivo é estimular a reflexão sobre a crise climática e ambiental. “A ideia é conectar desafios globais às experiências locais e incentivar o engajamento coletivo”, afirma.

A curadoria reúne filmes sobre crise hídrica, reciclagem, povos originários, sustentabilidade, agrofloresta e segurança alimentar. Após as exibições, o público participa de rodas de conversa com especialistas.

Grande parte da programação é voltada a estudantes e participantes de projetos sociais. No encerramento, na quinta-feira, duas sessões abertas ao público serão realizadas no Labthree Coworking, no Centro, reunindo também a exposição FICASC Manifesta. O projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio à Cultura – Arno Fendrich 2025, da Fundação Cultural de São Bento do Sul.

Confira a programação:

image 1

Últimas notícias

Resultado será mantido em sigilo, com divulgação somente após o último disparo. (Foto: Divulgação)
Ícone do signo de Áries em um círculo colorido com fundo azul-claro
Ilustração do signo Áries, com a figura de um carneiro curvado com chifres, desenhado em azul sobre fundo azul-claro
Ilustração de uma cabra na cor rosa e com chifres verdes em um fundo azul-escuro
Ilustração do símbolo de leão em um fundo rosa

Mais lidas

Morador-de-SC-aluga-casa-e-acha-ossada-humana-no-quintal
Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2026-04-07 at 09.48
Serra Dona Francisca 2
GIL RIBAS - Divulgação (1)

Notícias relacionadas