Quarta-feira, 30 de abril de 2025

São Bento do Sul marca presença na maior feira de turismo de Portugal

Representante local integra missão catarinense e busca ideias para fortalecer o turismo regional

• Atualizado 6 horas atrás.

Encontro no World Trade Center foi um dos compromissos de Alexandro Scherer (Foto: Divulgação)

O município de São Bento do Sul foi representado em uma das maiores feiras turísticas do mundo, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa). Conselheiro do Serviço Social do Comércio (Sesc), Alexandro Scherer integrou a missão empresarial que recentemente se dirigiu à capital de Portugal com o objetivo de angariar conhecimento e experiências. “Santa Catarina tem crescido muito no turismo”, lembra ele, destacando que algumas questões podem servir como subsídio e expertise para a realidade local.

Nos quatro pavilhões lotados da BTL, informa Scherer, inúmeras questões chamaram a atenção, principalmente a forma como os atrativos das cidades são divulgados ao público. “Podemos fazer feiras parecidas em Santa Catarina, que tem cidades maravilhosas e muita gente não conhece. Mesmo São Bento do Sul merece um destaque maior nesse sentido”, comenta.

Um dos compromissos da agenda foi um encontro com a diretoria do World Trade Center (WTC) português. O gerente-geral do empreendimento – que é brasileiro – apontou uma série de facilidades para negócios, tanto que um escritório da Confederação Nacional do Comércio (CNC) está à disposição para intermediar contatos. “Isso pode nos facilitar muitos caminhos”, diz Scherer. Ainda no WTC, segundo ele, reuniões também resultaram em possibilidades de negociações entre empresas de lá e de cá, tanto para importação como para exportação.

Já no Parque das Nações, um bairro que se destaca por várias características, inclusive por sua autonomia política e administrativa, a comitiva catarinense conheceu a estrutura e o ambiente que comportam uma imensa área que serve como exemplo de revitalização urbana.

Vinícola e “Centro de Inovação”
Os integrantes da comitiva também participaram da visita técnica a uma vinícola, neste caso já em Setúbal, nos arredores de Lisboa. De acordo com Alexandro, durante a programação foram apresentados detalhes sobre o funcionamento do turismo específico nessa área.

Uma espécie de “Centro de Inovação” também marcou a agenda, com visitas ao local instalado em uma antiga área industrial. Com cerca de 200 startups, a estrutura abriga empresas que contam com apoio de verbas públicas até que consigam se sustentar e tocar seus negócios com suas próprias rendas.

Oportunidade
A missão empresarial foi liderada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), mais especificamente por seu presidente Hélio Dagnoni. Cerca de 20 empresários e técnicos participaram. “A BTL reúne boa parte da comunidade turística global, sendo uma excelente oportunidade para troca de experiências, ainda mais em um país como Portugal, que vem se destacando no setor”, afirma Dagnoni. Além da Fecomércio, também integraram a missão os braços catarinenses do próprio Sesc, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

img_DE7C24381B5BC4F592E5F6D247846659D39CC962
Divulgação
jasti-volei-19589-27478
LUCIANO e EQUIPE - Zuciane Peres (2)
Yarima Lastres Carrera (4)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
pexels-cottonbro-10466266
Design sem nome (1)
Crianca-morta-em-carro-944x531
CAPA FORT ATACADISTA - FOTO Elvis Lozeiko

Notícias relacionadas