Quinta-feira, 8 de maio de 2025

São Bento do Sul lidera ranking de desenvolvimento em SC, segundo índice nacional

Cidade ocupa a 37ª posição entre os 5.550 municípios avaliados em todo o Brasil
Por:

• Atualizado 4 horas atrás.

Cidade ocupa a 37ª posição entre os 5.550 municípios avaliados em todo o Brasil (Foto: Marcello Miranda / Arquivo / A Gazeta)

São Bento do Sul conquistou uma importante marca ao ser o município mais bem colocado de Santa Catarina no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2023, com uma pontuação de 0,8524. A cidade ocupa a 37ª posição entre os 5.550 municípios avaliados em todo o Brasil, tornando-se referência em desenvolvimento socioeconômico no estado.

O IFDM, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), avalia anualmente os municípios brasileiros com base em dados oficiais nas áreas de emprego e renda, educação e saúde. As notas variam de 0 a 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento.

Santa Catarina se destacou como o segundo estado com maior número de municípios com desenvolvimento alto (11,2%), atrás apenas de São Paulo. Nenhuma cidade catarinense foi classificada em desenvolvimento crítico.

São Bento do Sul superou cidades como Florianópolis (69ª no estado e 461ª no Brasil) e Joinville (21ª no estado. Além disso, lidera o top 10 de municípios mais desenvolvidos de Santa Catarina, que inclui também Joaçaba, São Miguel do Oeste, Jaraguá do Sul, Brusque, Cocal do Sul, Criciúma, Corupá, Rio do Sul e Pomerode.

O prefeito Antonio Tomazini destacou o compromisso coletivo com o crescimento da cidade. “Este reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da gestão pública, do setor privado e da nossa comunidade. Temos investido continuamente em políticas públicas eficientes, buscando sempre melhorar a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou.

Os indicadores analisados pelo IFDM incluem emprego e renda, educação e saúde, com destaque para a formalização do emprego, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a qualidade dos serviços de saúde.

Entre os indicadores analisados no IFDM estão:

– Emprego e renda: Nível de formalização, PIB per capita, participação dos salários, desligamentos voluntários;

– Educação: Ideb, matrículas em creches, formação docente, distorções idade-série;

– Saúde: Número de médicos por habitante, internações por causas evitáveis e óbitos infantis.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Camara-dos-Deputados-944x531
MOVIMENTO DE CASAIS - Zuciane Peres (3)
SANDRA EMILY
capela Santa Luzia1
MIX - Câmbio Verde - Divulgação

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-05-05 at 17.54
WhatsApp Image 2025-05-06 at 09.15
download
WhatsApp Image 2025-05-01 at 10.50
WhatsApp Image 2025-05-02 at 17.55

Notícias relacionadas