Desde domingo (10), está ativo o Abrigo de Inverno Provisório voltado ao acolhimento de pessoas em situação de rua, durante o período de frio intenso em São Bento do Sul. Conforme informado pela Secretaria de Assistência Social, seis pessoas já utilizaram o espaço. O atendimento ocorre na extensão do CRAS Serra Alta, localizada na Rua Mathias Nossol, nº 659. O abrigo funciona em caráter emergencial sempre que houver previsão de temperaturas inferiores a 7°C, conforme alertas da Defesa Civil.
No local, os acolhidos podem tomar banho, recebem jantar, café da manhã e contam com espaço seguro para passar a noite. Atualmente, a estrutura possui capacidade para atender até 15 pessoas, sendo 12 vagas masculinas e três femininas, com possibilidade de ampliação caso haja aumento da demanda. O horário de entrada é das 17 às 19 horas, exceto em casos emergenciais atendidos pelo sistema de sobreaviso.
Além do atendimento no abrigo, equipes da Assistência Social realizam buscas em diferentes pontos da cidade para localizar pessoas em situação de rua e oferecer encaminhamento ao acolhimento. Segundo a secretária de Assistência Social, Marina dos Santos, o trabalho também inclui orientação sobre os riscos das baixas temperaturas. “A equipe orienta sobre os riscos de permanecer ao ar livre em dias de baixa temperatura, mas não pode obrigá-los a se dirigir ao abrigo”, explicou.
Nos casos em que há recusa do acolhimento, as equipes disponibilizam cobertores, roupas limpas e alimentação, além do acompanhamento dentro das possibilidades do serviço. A secretaria também informou que o município possui atualmente cerca de 60 pessoas em situação de rua mapeadas, sendo 47 delas moradoras de São Bento do Sul.
Além do acolhimento emergencial, o trabalho desenvolvido inclui encaminhamentos para serviços de saúde, atualização de documentos, oportunidades de emprego, tratamento para dependência química e tentativa de reaproximação familiar. Quem tiver informações para auxílio de atendimento, ou dúvidas, basta entrar em contato com o plantão através do número (47) 98496-1038.
Óbito por conta do frio
A divulgação das informações sobre o abrigo ocorreu no mesmo dia em que um homem, aparentemente em situação de rua, morreu durante a madrugada desta segunda-feira (11) no bairro Cruzeiro, em um ponto de ônibus, às margens da rodovia Acesso Oeste. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém a vítima já estava sem sinais vitais quando a equipe chegou ao local.
Após a ocorrência, a Prefeitura de São Bento do Sul divulgou nota oficial reforçando que o abrigo provisório já estava disponível e que equipes da abordagem social realizaram atendimentos nas ruas no domingo (10). Saiba mais neste link.





