São Bento do Sul abre licitação para reforçar atendimento médico nas unidades de saúde

Valor máximo previsto para a prestação dos serviços é de pouco mais de R$ 4,19 milhões

• Atualizado 9 horas atrás.

Secretária de Saúde explica que reforço é necessário devido ao crescimento de casos agravados pelas baixas temperaturas (Foto: Elvis Lozeiko / A Gazeta)

A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul abriu licitação para contratação de uma empresa especializada no fornecimento de horas médicas para atuação de clínicos gerais nas unidades de saúde do município. A medida objetiva reforçar o atendimento à população via Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente diante do aumento da demanda registrado durante os meses mais frios do ano.

O valor máximo previsto para a prestação dos serviços é de pouco mais de R$ 4,19 milhões. A iniciativa contempla atendimentos realizados por médicos formados em instituições de ensino superior brasileiras, ou com diplomas revalidados no Brasil, devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC).

A carga horária contratada será destinada ao atendimento clínico nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, com até 13 horas diárias por profissional. A contratação busca garantir a continuidade dos serviços e ampliar a capacidade de resposta da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), diante do aumento da procura por atendimento médico neste período do ano.

Crescimento de atendimentos
Segundo a Secretaria de Saúde, o reforço nas equipes médicas se faz necessário devido ao crescimento significativo dos atendimentos por doenças agudas, como infecções respiratórias, síndromes gripais, bronquites, crises asmáticas, dores musculares e articulares. Esses quadros clínicos são agravados pelas baixas temperaturas, comuns durante o outono e o inverno na região.

A administração municipal destaca que a sobrecarga nos serviços pode comprometer o atendimento e gerar consequências mais graves à saúde da população, como hospitalizações evitáveis e até mesmo risco de óbitos. A contratação, segundo a secretaria, pretende garantir atendimento oportuno, de qualidade e humanizado, sobretudo para os públicos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

“Essa medida busca mitigar os impactos da sazonalidade, evitar a sobrecarga nos serviços de saúde, assegurar a continuidade da assistência e proteger a saúde da população local”, justifica a Secretaria de Saúde de São Bento do Sul.

A licitação está marcada para o dia 3 de setembro, no formato eletrônico, no Portal de Compras Públicas.

Outra situação
Vale destacar que esta contratação não tem relação com o atendimento de pacientes em outros municípios, pois se referem a atendimento primário de saúde. Enquanto isso, os atendimentos de são-bentenses em outras cidades são para consultas com especialistas.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mulher com o cabelo longo, ondulado, usando vestido branco com brilhos e batom vermelho posando para foto em fundo com painel branco
Bolo de carne com pedaços de cheiro-verde em cima de tábua preta
CAMPANHA DA FECOMÉRCIO - FOTO Elvis Lozeiko (5)
CORRIDA - Divulgação (2)
Homem e mulher de meia idade brincando com uma criança em um parque

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-22 at 15.23
WhatsApp Image 2025-07-18 at 16.15
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Corte de palmeiras - Divulgação (1)
WhatsApp Image 2025-07-19 at 19.43

Notícias relacionadas