A maior competição dentro do Campeonato Brasileiro de Rally vai começar! O Rally dos Sertões inicia oficialmente neste sábado (24), e as equipes já se encontram em Brasília, de onde partem os competidores. De São Bento do Sul, quatro navegadores e um piloto na categoria UTV seguem para mais uma aventura. Dentre eles, destaque para o navegador Gunnar Dums, que saiu campeão da última edição ao lado do piloto brusquense Denísio Nascimento.
Mesmo estreando o novo veículo Maverick R no Sertões, Gunnar aposta na experiência da dupla que corre mais uma vez lado a lado. “Vou com o Denísio de novo, mesma equipe e mesma dupla. Vamos tentar defender o título que conseguimos no ano passado. No campeonato estamos na segunda colocação”, comenta o navegador.
A estreia do novo carro foi na última prova, no Rally do Jalapão. “Vamos com esse carro pro Sertões. Ao mesmo tempo que a gente vai ter que aprender os defeitos e qualidades dele, vamos tentar um resultado bom, assim como a maioria das duplas concorrentes nossos”, frisou. “A gente espera uma prova esse ano mais rápida, com mais retas e menos trechos sinuosos, até pela região que vai andar”, completou Dums.
Quem promete brigar pelo título com Gunnar nessa edição é seu conterrâneo Idali Bosse. O navegador mais uma vez fará dobradinha com o piloto Jean Azevedo. “Estamos indo para mais uma edição, minha 14ª participação. Bastante experiência já no rally! Como sempre, todo ano muda o roteiro, o traçado e o trajeto, a forma como o organizador faz o levantamento. Esse ano foi passado para nós que vai ser um Sertões mais rápido, então sempre gera uma outra expectativa”, comentou.
Ele conta que a equipe atuou o ano todo na preparação do carro, trazendo novos ajustes para chegar com o melhor veículo possível. “Eu e o Jean estamos bem ansiosos e em busca de um bom resultado. A gente tem um bom entrosamento, ele é um excelente profissional. Vamos trabalhar duro pra tentar tirar esse título do Deni e do Gunnar, que também é de São Bento. Vai ser uma boa disputa”, frisou Bosse.
Novo piloto
O navegador são-bentense André Munhoz corre nesse ano ao lado de um novo piloto, na categoria UTV2. “Esse ano vou correr com o Conrado Matsumoto, que é do Mato Grosso do Sul. A expectativa é muito boa, vai ser nossa segunda prova juntos. A primeira foi no Rally do Jalapão, onde ganhamos a categoria e ficamos na 4ª posição geral”, conta Munhoz.
Conforme ele, o Sertões é uma prova mais longa e com competidores do mais alto nível. “O Conrado, apesar de ser novo no rally cross country, tem bastante experiência de UTV no rally Baja, que é o rally mais curto. A expectativa é que a gente dispute a categoria e conquiste pelo menos um top 5 na categoria e um top 10 na geral. Esse é o nosso objetivo”, concluiu.
Participam também da disputa desse ano o navegador João Luis Stal, ao lado do piloto Wellington Costa, e o piloto Julio César Bonotto, que corre juntamente com o navegador Bruno Tesser.
Sobre o Sertões
Nesse ano, a prova promete ser mais rápida por conta do relevo. Pilotos e navegadores devem percorrer cerca de 3,7 mil quilômetros em cidades de Goiás, Minas Gerais e Bahia, em nove dias de prova.
As categorias são divididas em UTVs, Carros, Motos e Quadriciclos. Neste ano, a categoria UTV, da qual participam os cinco são-bentenses, conta com 89 equipes inscritas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕