Para quem vê o sorriso aberto de Rosemari Ruckl hoje, é difícil imaginar que, há pouco tempo, o silêncio e o isolamento eram seus companheiros de rotina. Aos 63 anos, a vida da moradora do bairro Serra Alta ganhou um novo ritmo.
Quem a vê hoje participando dos encontros com as amigas ou aproveitando almoços em família, nota que existe uma alegria contagiante em seu jeito de conversar. No entanto, por um longo período, esse brilho esteve guardado. “Três anos atrás, eu era triste”, confessa.
Rose passou anos evitando momentos simples, como um café ou uma refeição fora de casa, porque sentia que sua segurança estava limitada por uma dificuldade que parecia não ter solução: as inseguranças com a mastigação e o receio de que sua prótese se soltasse em público. “As minhas amigas me chamavam. Mas eu não saía tanto por causa dos dentes”, admite. “Primeiro eu tive uma depressão. Talvez essa depressão também foi causa da falta de dentes. Na parte debaixo eu já havia perdido alguns dentes aí eu tinha feito uma prótese, só que daqueles ganchinhos, e eu não conseguia comer com ela. Daí eu tinha que tirar para poder comer. Era muita tristeza”, relembra.
A dificuldade era tanta que até um pêssego em calda se tornava um desafio impossível. “Antes eu não conseguia morder nada, tinha que cortar o pêssego e meio que engolir inteiro”, explica.
A mudança começou quando ela decidiu enfrentar o medo. Ela relata que tinha fobia e não queria nem entrar na sala de cirurgia, mas o acolhimento que encontrou na Oral Sin Implantes de São Bento do Sul transformou sua insegurança. O vínculo de confiança com a Dra. Manuelly foi o ponto de virada. “Eu disse para a doutora Manu assim: olha, eu até posso aceitar de fazer esse implante, mas só se você for comigo na sala de cirurgia e ficar de mão pegada comigo”, relembra, aos risos. “E não deu outra. No dia ela disse: eu já estou aqui. Ela me fez confiar nela”, conta.
A partir dali, o que era um ambiente de fobia tornou-se um lugar de amigos. Rose faz questão de citar o carinho de toda a equipe, descrevendo o local como uma “família maravilhosa” que a recebeu de braços abertos.
“Uma benção”
Hoje, essa preocupação ficou no passado. A liberdade de poder comer o que gosta, sem restrições ou medo de falhas, trouxe uma autonomia que Rose não experimentava há anos. “Hoje eu como de tudo. Mas olha, é uma benção, meu Deus do céu”, diz.
Além de recuperar a saúde, a transformação foi profunda em sua qualidade de vida. “Agora eu vivo sorrindo, eu posso conversar. Então, hoje, se alguém tem medo, pelo amor de Deus, só faça esse implante que você não vai se arrepender e você vai ser feliz, porque hoje eu sou muito feliz”, comemora.
Inspiração
Sua história é um lembrete valioso para quem ainda tem medo. Ao encontrar o apoio certo, o resultado vai muito além de um sorriso novo. É a oportunidade de viver cada momento com a alegria que a vida pede. Para Rosemari, o sentimento final é de realização: “Eu faria novamente, porque não tem explicação o implante como ele é. É gratificante”, resume.
Para quem, assim como ela, deseja voltar a sorrir e aproveitar os melhores momentos da vida com segurança, a Oral Sin São Bento do Sul está de portas abertas. A clínica fica na Rua Henrique Schwarz, 385, no Centro, bem pertinho da Apae. Para tirar dúvidas ou agendar uma avaliação, o WhatsApp é o (47) 99912-2191.
Assista ao depoimento:
Matéria jornalística apoiada por Oral Sin.
