Os últimos dias estão sendo bem agitados para o são-bentense Gabriel Giachetta, mas por um ótimo motivo. O atleta de vôlei foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-19 para participar do Campeonato Sul-Americano da modalidade, que acontecerá em julho, em Minas Gerais. E para ir entrando no clima da competição, os atletas da equipe já vem representando o país em treinos preparatórios em outros países.
Está é a primeira vez que o jovem de 17 anos foi convocado, recebendo a informação em maio. “Me sinto muito orgulhoso com o resultado de muito trabalho duro que fiz até aqui”, menciona. Recentemente, ele esteve por duas semanas na França com a equipe e comissão técnica, enfrentando grandes times do esporte, como a dona da casa, França e Bulgária.
Por lá, eles realizaram quatro jogos contra os franceses, vencendo duas partidas, e três jogos contra os búlgaros, também ganhando duas. “Eram amistosos para ganharmos experiência para o Sul-Americano”, conta. Ele retornou do país europeu na semana passada, onde passou a semana em Saquarema, no Rio de Janeiro. Na quinta-feira (20), ele arrumou as malas e seguiu para Argentina, onde enfrentará mais jogos preparatórios, atuando como o ponteiro da equipe.
Promessa
Apesar de estar há pouco tempo no esporte, Gabriel já vem se destacando como uma das promessas da modalidade brasileira. Ele começou a treinar com 15 anos, no Ginásio Annes Gualberto, duas vezes por semana. Logo depois, com o apoio do seu primeiro técnico, transferiu as atividades para o ginásio São Bento, intensificando seus treinos para quatro vezes na semana.
Com isso, seu talento nas quadras foi ficando cada vez mais em evidência, onde conseguiu a oportunidade de integrar a equipe em Jaraguá do Sul, local que mora até hoje, colecionando importantes conquistas, como o de campeão da Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc).
Já no início deste ano, o atleta de 17 anos foi condecorado com título “Orgulho Catarinense no Vôlei”, em Florianópolis, em alusão principalmente ao seu desempenho no Campeonato Brasileiro, realizado no ano passado.
Calendário
O Campeonato Sul-Americano inicia no dia 28 de julho, na cidade mineira de Araguari, reunindo as principais seleções de voleibol da América do Sul. A competição é realizada a cada dois anos, promovida pela Confederação Sul-Americana de Voleibol.
O Brasil tentará voltar a ser campeão – após ser superado pela Argentina em 2022. A competição ainda garante vaga para o Campeonato Mundial Sub-19, em 2025.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕