Sandra David de Lima mostra que o jornal é um material muito versátil e pode ser transformado em diversos objetos. Com uma dose de criatividade, a são-bentense já elaborou cestas, chapéus, banquetas, tigelas, entre outros itens que podem ser utilizados para armazenar apetrechos ou até mesmo como elementos decorativos.
O encanto pelo artesanato surgiu na Apae de São Bento, instituição que frequenta há 44 anos, e ainda segue matriculada, embora hoje esteja considerando dedicar mais tempo às tarefas domésticas e as artes manuais.
Durante essas décadas que esteve dentro da unidade, Sandra participou de várias oficinas, que vão desde folclore a atividades esportivas, como arremesso de peso. Entre todas essas experiências, a que mais lhe cativou sempre foi a aula que envolvia técnicas artesanais, pois tinha autonomia para criar, tanto é que agora ela levou esse prazer também para dentro de casa.
A são-bentense ainda não tem um espaço próprio de trabalho, mas já estuda transformar um pequeno quarto em seu atelier. Assim, terá mais liberdade para explorar o seu talento e dar vida às suas ideias artísticas, como a confecção de uma casinha de cachorro feita inteiramente de jornal. “Tem que ficar com a mente ocupada”, afirma, aos 54 anos.
Herança
A mãe de Sandra, Lucilda Fary, também gosta de se envolver com artes manuais, sobretudo quando se trata de costura. Ela desenvolve colchas, fronhas, almofadas, aventais e bolsas, a maioria de patchwork – técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados, e realiza pequenos reparos em roupas.
No entanto, acredita que a habilidade de trançar da filha foi herdada do avô. “Ele fazia balaios usando taquara. Foi a única neta que puxou ele”, brinca.
Contato
Quem tiver interesse em conhecer mais o trabalho feito por Sandra, pode entrar em contato pelo telefone 99763-1934. Ela também aceita doações de jornais. Recentemente, A Gazeta destinou uma remessa para dar sequência as suas criações.
Em vídeo
Confira a matéria em vídeo sobre o trabalho de Sandra na página do Youtube do Jornal A Gazeta.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕