Depois de dois anos fora do calendário ciclístico nacional, o Tour de Santa Catarina está de volta. Em sua 25ª edição, o evento iniciou na quarta-feira (20) e terminou no domingo (24), somando 636 quilômetros de prova, passando por 15 municípios. São Bento do Sul terminou a competição no pódio, disputado por dezenas de ciclistas, sejam eles do Brasil ou dos vizinhos Colômbia, Uruguai e Argentina.
Morador do bairro Serra Alta, Gilberto de Veiga Gois, que corre pelo Avaí, de Florianópolis, foi o segundo melhor em toda a competição. Com a somatória de resultados das provas, que ocorreram todos os dias, no ranking individual ele perdeu apenas para o colombiano Wilson Ramiro Rincon, da equipe Pro Cyling Team ADF de Guarulhos (SP).
Gois venceu duas etapas e liderava a competição até a penúltima, no sábado, mas acabou terminando em segundo no ranking individual. Por equipe, no entanto, o Avaí/FME Florianópolis ficou com o título de campeão geral, seguido do Clube Dataro de Ciclismo/Gigante Bottecchia/Ert/Rudy Prpojet, de Curitiba, e Memorial/ Santos/Fupes, de São Paulo, em terceiro lugar.
O torneio é uma promoção da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com apoio do governo estadual, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Ciclismo.
As cidades e a distância de cada etapa estão no jornal impresso desta segunda-feira (25)