A são-bentense Ellen Larissa Bail, 17 anos, conquistou na sexta-feira (13), em Belo Horizonte/MG, a vaga inédita para o Campeonato Mundial, a ser disputado em julho, na Turquia. O feito é inédito para a modalidade no Município.
Para o técnico Eduardo Quintana Sperb, a conquista é fruto do trabalho da enxadrista, que começou a praticar a modalidade aos 8 anos na Escola Alternativa e posteriormente migrou para o Centro de Treinamento da Associação de Xadrez de São Bento do Sul. Outras duas catarinenses, Ane Caroline Costa, 17 anos, de Navegantes e Mariana Wolff, 18 anos, de Lages, também conseguiram a classificação. Cada Estado pode inscrever 4 atletas em cada naipe.
Ellen é bicampeã da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e no ano passado foi recordista de medalhas da própria Olesc, onde conseguiu 6 de ouro e 2 de prata. Ela também já disputou os Jogos Abertos de Santa Catarina, onde no individual ganhou uma medalha de prata e uma de bronze.
A partir desta semana ela intensifica os treinamentos para o tão sonhado mundial e ainda nesta temporada pretende repetir o bom desempenho dos anos anteriores na Olesc e Joguinhos Abertos. “A Ellen colheu os frutos de sua dedicação e mostra que quem investe acaba tendo retorno em algum momento”, enalteceu o técnico Eduardo Sperb.