A Equipe Teles foi destaque no Campeonato Mundial de Powerlifting, organizado pela Global Powerlifting Committee (GPC) e realizado entre os dias 22 e 26 de outubro, em Balneário Camboriú. Por lá, 22 atletas participaram da disputa, trazendo para o município mais de 20 medalhas. A maioria deles, inclusive, sagrou-se campeã mundial em uma competição que reuniu mais de mil atletas de 21 países.
A Academia Teles foi a equipe brasileira que mais conquistou medalhas no campeonato. “A gente fica feliz quando alcançamos a nossa meta. Treinamos desde janeiro, vinha treinando todo final de semana e como a prova foi no Brasil, é uma grande honra levar uma equipe grande, a maioria deles nunca tinha competido numa competição internacional, então a sensação é de dever cumprido, porque nossos atletas fizeram boas marcas”, menciona o treinador, Francisco Teles.
Além de ser o responsável por comandar a equipe, Teles é atleta e sagrou-se tricampeão mundial na modalidade Supino, na categoria Master 4, ao erguer 190 quilos. A primeira vez que se tornou campeão no supino, na prova organizada pela GPC, foi em 2023, na Hungria. No ano seguinte, voltou a conquistar a medalha de ouro na Eslováquia e, desta vez, pelo terceiro ano consecutivo, detém o título mundial.
Neste ano, a Academia Teles teve participação recorde no Campeonato Mundial, levando 22 atletas para a competição. Para conquistarem a vaga na principal disputa do ano, os competidores precisaram passar por uma seletiva, que envolveu os campeonatos Catarinense e Brasileiro. Nos anos anteriores, os atletas já haviam sido campeões em nível nacional, ou seja, tinham conquistado o direito de participar do Mundial. No entanto, como o evento era realizado em outros países, muitos não participavam devido aos altos custos da viagem, desde as passagens até a hospedagem.
Este é o caso de Augusto Matheus Alexi. O atleta de 31 anos compete há 12 anos, sendo tetracampeão brasileiro e detentor do direito de participar do Mundial. Porém, foi somente neste ano que fez sua estreia, consagrando-se campeão no sábado passado, no levantamento terra, ao erguer 320 quilos na categoria Open Raw.
Segundo Teles, todos os 20 atletas que competiram no Mundial treinavam desde janeiro. Muitos precisam dividir a rotina com seus respectivos empregos; porém, apesar da correria, todos conseguem conciliar. “Para ser atleta a primeira coisa é ter vontade, força de vontade e manter o foco. Sempre digo, o atleta bom é inteligente, que escuta o seu técnico para que alcance seus objetivos”, expõe. Após retornar do Mundial, a equipe já está de olho na temporada de competições do ano que vem, que terá início em março. O Mundial de 2026 será na Polônia.
Confira os resultados:
Atletas Medalhas
Carine: 1º lugar Powerlifting equipado e Melhor Atleta e 2º lugar Supino Equipado e 2º Melhor Atleta
João Theiss: 1º lugar Levantamento Terra Equipado e 3º Melhor Atleta Levantamento Terra Equipado
Luan: 1º lugar Agachamento e 1º lugar Levantamento Terra
Antonio: 1º lugar Supino Equipado e 4º lugar Powerlifting Raw
Ricardo: 4º lugar Supino Open Raw 90 quilos
Ester: 1º lugar Supino Raw Open
Lilian: 1º lugar Power Raw Jr, 1º lugar Deadlift Raw Jr e 2º Melhor Atleta Deadlift Jr
Samuel: 2º lugar Powerlifting e 1º lugar Levantamento Terra
Evelyn: 6º lugar Powerlifting
Djonata Brixi: 1º lugar Supino Equipado e 3º lugar Power Biceps categoria Open até 100 quilos
Alcione: 1º lugar Supino e no Levantamento Terra
Gregório: 3º lugar Supino Raw Master 1
Jill Quadros: 4º lugar Supino Raw Master 1
Augusto Alexi: 1º lugar Levantamento Terra categoria Open Raw
Tertuliano Baptista: 2º lugar Levantamento Terra categoria Open até 75 quilos
Carlos Baptista: 1º lugar no Powerlifting Raw Categoria Master 4 até 90 quilos
Francisco Teles: 1º lugar Supino Equipado Master até 110 quilos
Juliano Wengle: 3º lugar Powerlifting no Open até 140 quilos
Caio Leonardo: 1º lugar Supino Raw Teen 2 até 110 quilos e 3º melhor atleta Supino
Glaison: 2º lugar Supino Raw Master 1 até 75 quilos
Rafael: 2º lugar Levantamento Terra Raw Open até 100 quilos
Fabiola: 2º lugar Levantamento Terra Master até 82,5 quilos







