E tem são-bentenses no pódio do Rally dos Sertões! O navegador Gunnar Dums, juntamente com o piloto brusquense Denísio Nascimento, superaram acidentes, outros desafios e conquistaram o título da categoria UTV após uma etapa perfeita neste sábado, último dia de rally.
A dupla precisava tirar uma diferença de 3m29s dos líderes da categoria. Eles pisaram fundo, cruzando a linha de chegada na primeira posição e levantaram o troféu.
A vitória de Gunnar e Nascimento veio após mais de 28 horas e meia de competição, que iniciou no sábado passado e cruzou os estados da Bahia e Ceará em mais de 3,8 mil km.
“Sertões é Sertões! O maior rally da América, segundo maior do mundo. A prova, como sempre, prega muitas surpresas pra gente. No primeiro dia vínhamos bem e tivemos um probleminha que custou um pouco de tempo pro mecânico. O piloto com a costela quebrada, quebrou três dias antes de ir pro Sertões, estava com bastante dor e dificuldades. Pra variar, teve uma onda de virose entre os competidores também. Eu não peguei, mas meu piloto pegou, ficou uns dois dias fraco”, conta Gunnar.
Mesmo liderando a prova e focando no resultado, a dupla não hesitou em parar para ajudar um companheiro de disputa.
“Na segunda maratona perdemos tempinho ajudando um amigo que estava com problema. Não foi bom pra nossa performance, mas agimos com o coração. Ainda bem que deu pra recuperar! Corremos atrás do prejuízo. Na sexta etapa vínhamos bem, descontando um bom tempo dos líderes, mas acabamos capotando perto de um barragem e quase caímos no lago. Ficamos a um metro da água. Descapotamos o carro sozinhos e terminamos a prova em terceiro”, disse o navegador.
Com a disputa intensa na primeira posição, o Sertões foi se desenhando para uma decisão nos últimos dias. “Foi no acelerador e na navegação. No último dia, 99% dos competidores erraram a navegação. Fomos o primeiro carro a passar no trecho e acertamos, ali foi o grande pulo nosso. Conseguimos botar pressão nos competidores e só tivemos certeza da vitória na linha de chegada. Tínhamos que chegar com uma diferença de 3 minutos e 29 segundos deles. Ficamos esperamos e quando passou o tempo, foi só comemoração”, lembra.
Por fim, Dums agradeceu a toda equipe e ao piloto Denísio pela dedicação no campeonato. “A equipe toda ainda não acredita muito. Durante a prova achamos que estava perdendo, que tinha ido embora o título. É um sonho, uma satisfação e emoção do jeito que foi, sem vantagem nenhuma, superação todo dia”, disse.
“Com esse resultados, fechamos o Campeonato Brasileiro em primeiro. Das quatro provas do ano, vencemos três, um feito inédito na história do campeonato. Finalizamos o Sertões campeões também, que é super valorizado”, completou Gunnar.
Competidores da casa
A última etapa também contou com o navegador são-bentense Idali Bosse, ao lado do piloto paulista Jean Azevedo, cruzando a chegada na terceira posição. O resultado garantiu a eles a 13º posição geral entre os 91 UTVs inscritos na competição. Na frente deles na geral, o são-bentense André Munhoz e seu piloto Marcelo Tomasoni terminaram o rally na 12ª posição.
Outro navegador da cidade competindo na categoria UTV, João Luis Stal e seu piloto Cristian Domecg terminaram o Sertões na 29ª posição geral. Já Julio César Bonotto, único piloto são-bentense na competição, concluiu o rally ao lado do navegador Bruno Tesser na 67ª colocação.
O representante da cidade na categoria Carros foi o navegador Luis Felipe Eckel, que até começou bem a disputa com o piloto Rodrigo Aché. Entre 42 competidores, a dupla terminou a primeira etapa na 29ª posição e se recuperou no segundo dia, chegando em 7º lugar.
Porém, logo no final da terceira etapa, a Ford Ranger deles teve uma quebra e as dupla não largou no dia seguinte por conta de uma punição da organização por causa de um GPS. Rodrigo Aché e Eckel decidiram então deixar o Sertões na quarta-feira.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕