O dia 20 de outubro ficará marcado na memória de Catherine Viliczinski por um motivo bastante especial. A são-bentense foi campeã do Hip Hop Dance Championship, representando o grupo Kulture Kaos, de Joinville. A competição é considerada o “campeonato brasileiro” da modalidade, reunindo os melhores grupos de dança do país. Nesta edição, o evento ocorreu em Santos, São Paulo, e, além de conquistarem o título de melhores do Brasil na categoria adulto, também garantiram a tão desejada vaga para o Mundial de Hip Hop, que acontecerá em julho do próximo ano, em Phoenix, nos Estados Unidos.
Apesar de ter uma longa trajetória como dançarina, inclusive sendo uma das precursoras femininas do hip hop no município, esta foi a primeira vez que conquistou a medalha de ouro numa competição nacional. Mesmo assim, ela é modesta ao falar do título, claro, reforçando o mérito de se apresentar ao lado do grupo joinvilense ao qual pertence. Para ela, a experiência, tão única, foi um verdadeiro “misto de emoções”, especialmente após toda a rotina intensa de ensaios e a superação de uma lesão no joelho nas semanas anteriores.
“Quando você está naquele momento no palco, você não consegue ver tudo em volta do que está acontecendo, mas, quando cheguei no evento e vi que conseguia acompanhar as pessoas das quais eu assistia na internet, e você vê elas ali, competindo contra você, para mim é uma experiência fantástica”, sorri.
No domingo (20), durante a apresentação, eles precisaram enfrentar 10 equipes na categoria adulta, a mais forte da competição, com dançarinos de todos os cantos do país. Ao todo, mais de 20 requisitos foram analisados pela banca de avaliadores, envolvendo criatividade, composição coreográfica, figurino, entre outros critérios. No final, eles se tornaram vencedores com a nota 6,75, a segunda melhor do campeonato.
Mundial
Apesar de ter conquistado a vaga, os próximos finais de semana continuarão sendo de muito ensaio, visando o Mundial de Hip Hop. Agora, sendo parte do grupo Kulture Kaos, ela agradece ao coreógrafo Bruno Soares pela oportunidade e também aos companheiros Ingrid, Felipe Ferreira, “Felúcio”, Emerson, Nicolas, Jaqueline e Lucas, que contribuíram para toda a sua evolução na modalidade.
Para conseguir se apresentar nos Estados Unidos, todos os recursos da viagem serão pagos pelos próprios bailarinos. Por isso, quem deseja patrocinar a dançarina – que representará o município em um evento internacional – pode entrar em contato pelo (47) 99737-6944.
No jornal impresso desta quinta-feira (31) você acompanha mais sobre a trajetória de Catherine.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕