Aos 24 anos, a ciclista são-bentense Gabriele Eduarda Krol segue colecionando conquistas. Há pouco tempo no esporte competitivo – desde 2022, apenas –, ela faturou recentemente o Desafio do Poeta XCM, em Castro Alves, na Bahia, e a Ultramaratona MTB Caluba Sementes, em Abelardo Luz, Santa Catarina. Moradora do bairro Rio Vermelho Povoado, Gabi conta que o torneio em território baiano teve cerca de 50 quilômetros, com 900 metros de altimetria e muita lama. Ela chegou ao alto do pódio com dois minutos de diferença para a segunda colocada no evento, válido pelo ranking nacional.
Estreando no evento em Castro Alves, município assim denominado porque foi lá que nasceu o famoso poeta, a atleta de São Bento do Sul relata que enfrentou um certo ineditismo em termos de condições técnicas exigidas pelo circuito. Ela ressalta que inclusive precisou disputar a prova com uma bicicleta “full suspension”, ou seja, com suspensão dupla, graças às características do terreno, cheio de “singles tracks”, no caso, locais bastante acidentados, cheios de irregularidades e trepidações.
“Acredito que fiz a escolha certa, porque, se eu tivesse ido com uma bicicleta rígida, acho que não teria tido o mesmo resultado”, comenta. Outro ponto decisivo foi climático, porque o calor não estava nas alturas como costuma estar no nordeste. “As temperaturas estavam mais amenas”, continua ela, que superou um dos nomes mais fortes do Mountain Bike brasileiro, Paula Galan, que chegou em segundo lugar no evento realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.
100 km
Já em Abelardo Luz, recentemente, Gabi enfrentou 100 quilômetros em um trajeto diferenciado se comparado ao encontrado na Bahia. “Foi uma prova longa, porém rápida e sem subidas longas”, diz.
“A dificuldade da prova foi manter o ritmo, pois já no início eu consegui liderar, e mantive até o final. Porém, lá é um lugar alto, com muito vento. As rajadas seguravam a bike, o que tornou a prova mais desafiadora”, detalha a atleta.
Gabi concluiu a prova em 4 horas, 12 minutos e 13 segundos, colocando mais de cinco minutos sobre a vice-campeã. Agora a atleta de São Bento do Sul tem na agenda uma prova em Balneário Piçarras, no dia 29, válida pelo ranking estadual catarinense.
Volta a SC
Até 2021 “apenas uma cicloturista”, como ela própria afirmou para A Gazeta, Gabi também faturou agora em 2024 a tradicionalíssima Volta a Santa Catarina em Mountain Bike, disputada em Campo Alegre. Detalhe: a ciclista venceu a prova de ponta a ponta.
Na prática, significa que ela conquistou as quatro etapas do evento, com mais de 20 minutos de diferença em relação à atleta seguinte, pois a são-bentense concluiu a programação em 10 horas e 15 minutos, enquanto a vice-campeã concluiu em 10 horas e 37 minutos.
Mais apoio
Gabi é um dos destaques do ranking nacional de Mountain Bike, ocupando o segundo lugar na Elite Feminina, dentre mais de 60 atletas. A moradora de São Bento do Sul afirma que precisa de mais apoio para disputar as provas válidas pelo ranking brasileiro, pois muitas ocorrem em locais distantes, inclusive no nordeste. Quem deseja apoiar a ciclista pode entrar em contato pelo WhatsApp 98918-8404.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕