O último domingo (2) ficará para sempre na memória de Arthur Meirelles da Costa. O são-bentense de 19 anos subiu ao pódio para receber a medalha de bronze no Grand Slam Challenge, em Wuxi, na China. A competição reúne os melhores atletas de taekwondo do mundo e, além do título, Arthur entrou para a história da modalidade no país, por ser o primeiro atleta brasileiro masculino a conquistar uma medalha nesse evento esportivo.
Arthur embarcou para a China no último dia 26 com a delegação brasileira. Ao todo, foram 30 horas de viagem até chegar ao campeonato, que iniciou no domingo (2). Ele competiu na categoria até 80 quilos, em uma chave bastante disputada, com 61 atletas.
Seis lutas até a conquista do bronze
Nas rodadas iniciais, Arthur venceu o Asahis Bhadari do Nepal e Ramon Ruiz da Espanha por 2 a 0. Nas oitavas de final, mais um 2 a 0 sobre o colombiano Miguel Trejos. E em seguida, 2 a 0 contra Jon Gashi, do Kosovo, que havia eliminado o brasileiro Fábio Júnior da Silva na primeira rodada.
Arthur perdeu na semifinal para o sul-coreano Junsang Park por 2 a 0, indo assim para a disputa do bronze. A luta pela medalha foi contra o Stepan Slepov, que compete como atleta neutro. O russo saiu na frente, vencendo o primeiro round. Mas o brasileiro conseguiu virar a luta. Arthur ganhou o combate por 2 a 1 para ficar com o bronze.
Agora, com o desafio cumprido, o são-bentense retornará para casa na próxima quinta-feira (6). “Quero agradecer a todas as pessoas que fizeram parte desta conquista, seja com um abraço, um treino, uma conversa ou uma simples dica. Cada um de vocês tem o nome gravado nessa medalha junto comigo”, menciona. Já no próximo mês, ele irá encarar mais uma competição importante, o Campeonato Mundial Sub-21, que será em Nairóbi, no Quênia.






