Os setores econômicos de Santa Catarina cresceram muito acima da média nacional entre janeiro e setembro deste ano, conforme dados monitorados pelo IBGE e divulgados nesta semana. Conforme o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o desempenho positivo acompanha a alta da economia catarinense que, apesar de desafios internos e externos, acumula uma das maiores elevações do país.
Dreveck diz que Santa Catarina enfrenta desafios no cenário econômico, como a alta taxa de juros e instabilidade no mercado internacional. No entanto, o Governo do Estado adotou medidas para ajudar o empreendedor e estimular a economia.
A indústria catarinense registra crescimento de 3,1% em 2025, frente à média nacional de 1%. Segmentos industriais como fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (16,7%), fabricação de máquinas e equipamentos (6,4%), fabricação de produtos alimentícios (5,3%), bem como fabricação de produtos de minerais não metálicos (4,9%) puxam a alta em Santa Catarina. O comércio soma alta de 5,9% no estado, ante 1,5% da média nacional. Já nos serviços, a variação catarinense de 4,1% supera a média brasileira de 2,8% no período.
De acordo com Silvio Dreveck, o comércio e os serviços seguem em alta, principalmente por causa do consumo das famílias. Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil e o catarinense, com emprego e renda, fica mais confiante para fazer refeições fora de casa, ir ao salão de beleza, fazer turismo ou renovar o guarda-roupas. “Tudo isso faz a economia girar e beneficia o estado”, destaca. O estado criou 95 mil vagas formais de emprego entre janeiro e setembro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para Dreveck, hoje como secretário de Estado, mas também pré-candidato a deputado estadual, estes resultados ajudam também em seu projeto político, afinal, além de circular por Santa Catarina apresentando programas e projetos estaduais para incentivo à economia, ter dados mostrando que o trabalho está sendo bem feito projeta ainda mais seu nome para disputa eleitoral do próximo ano.







