O uso de celular ao volante é a infração que mais cresceu em Santa Catarina neste ano, segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC). Entre janeiro e junho de 2025, quase 50 mil motoristas foram autuados por utilizar o aparelho enquanto dirigiam, um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2024.
As cidades com mais registros são Criciúma, que supera a Capital Florianópolis, seguida por Joinville, São José e Blumenau. Para o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, o dado reflete a dependência crescente do celular no cotidiano, que concentra serviços como bancos e mensagens. “Não há outra forma de combater isso se não por meio da conscientização e da educação para o trânsito”, afirmou.
De acordo com o major da Polícia Militar Rodrigo Siedschlag, a distração de apenas dois segundos já é suficiente para causar acidentes graves. Entre as autuações, a mais comum é dirigir manuseando o celular (33 mil casos), seguida por segurar o aparelho (11 mil), usar viva-voz (4 mil) e conduzir com fones de ouvido (200). “Esse tipo de infração demonstra um comportamento desatento e de alto risco”, alertou o major.
As informações são do portal NSC Total.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕