Santa Catarina entrou em alerta laranja de perigo para tempestades com ventos fortes, chuva intensa e granizo, a partir da meia-noite desta sexta-feira (9), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões mais próximas ao Rio Grande do Sul devem ser as mais afetadas, incluindo Oeste, parte do Meio-Oeste, Serra e Sul catarinense. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos de até 100 km/h e risco de granizo.
Nesta quinta-feira (8), Jaraguá do Sul já registrou chuva intensa. Em apenas duas horas, algumas regiões do município receberam 45,5 milímetros de precipitação, causando alagamentos pontuais e queda de granizo. No bairro Ilha da Figueira, choveu cerca de 38 milímetros em apenas 40 minutos.
A Defesa Civil municipal atuou em diversas ocorrências, sem registros de casos graves até às 15h40min. Foram contabilizadas a queda de uma árvore, dois destelhamentos no bairro Ilha da Figueira e uma infiltração em edificação no bairro Jaraguá 84. O bairro Barra do Rio Cerro e áreas próximas à Via Verde e à Avenida Prefeito Waldemar Grubba também registraram alagamentos, que foram pontuais e causados pelo entupimento de bocas de lobo com detritos carregados pela chuva.
O órgão estadual já havia emitido alerta sobre o risco de alagamentos, granizo, raios e enxurradas em Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, Massaranduba e Guaramirim. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil segue acompanhando as condições meteorológicas.
Orientações à população
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Desligue aparelhos elétricos sempre que possível. Para informações e atendimento de emergência, contate a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Com informações do portal NSC Total.




