Samae tem recipiente para população descartar óleo de cozinha usado

Por:

• Atualizado 9 anos atrás.

Preocupado com a maneira em que a população tem descartado seu óleo de cozinha usado, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou neste mês o projeto De Olho no Óleo. A iniciativa visa o descarte correto deste material, evitando assim danos a rede de esgoto, poluição da água, do solo e até do ar.

Para fortalecer a campanha, foi instalado em frente à sede da autarquia, no Centro, um recipiente preparado para receber garrafas pet com o óleo de cozinha usado, material que posteriormente será reciclado. O presidente do Samae, Osvalcir Peters, lembra que o descarte incorreto deste material pode trazer sérias consequências para o meio ambiente” E é considerado crime ambiental”, frisa.

Peters destaca que o óleo deve ser depositado dentro de uma garrafa pet, de qualquer tamanho. “O depósito do recipiente deve ser realizado com ele bem fechado, para evitar abrir”, explica. Somente garrafas pet são aceitas. Objetos como vidros de conserva não devem ser depositados no local. Além disso, na garrafa pet deve conter somente o óleo derramado.

A iniciativa é nova no município, e, se der resultado, será levada para outros pontos estratégicos, como escolas e entidades. Todo o material arrecadado será repassado diretamente para a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul.

Fique ligado
– Quando jogado no ralo, o óleo de cozinha causa entupimento das tubulações e gera um gasto de 45% a mais no tratamento de efluentes.
– Um litro de óleo é o suficiente para contaminar um milhão de litros de água.

Últimas notícias

Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)
Carroça fúnebre

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas