Iniciou no final de março as aulas gratuitas de capoeira no Centro Social Urbano, na Rua Matias Nossol, no bairro Serra Alta. Durante os encontros, os participantes aprendem os movimentos básicos, como ginga e esquivas, técnicas de chutes e ataques, além de acrobacias simples. A cultura e a história também são abordadas brevemente e os alunos tem a oportunidade de participar dos jogos de capoeira, onde aplicam o que aprenderam em interação com outros praticantes.
A oficina terá duração de nove meses, sendo ministrada pelo mestre João Fernandes dos Santos. Aliás, o professor já possui uma longa trajetória em formar capoeiristas no município. Somente no bairro Serra Alta, ele oferece aulas desde 2016. Agora, pelo segundo ano, o projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio à Cultura Arno Fendrich, oferecendo às pessoas a chance de participar gratuitamente da oficina.
Esporte e cultura
Há vários benefícios que a capoeira traz para o participante, seja no condicionamento físico, desenvolvimento da coordenação motora, até mesmo no estímulo à expressão criativa e redução do estresse e ansiedade. E para participar, não precisa ter nenhum conhecimento com o esporte, afinal, aprendem tudo no local.
Os encontros irão acontecer todas as quintas-feiras, às 19h15, e podem ser praticadas por crianças a partir de sete anos, jovens e adultos. Aliás, na comunidade capoeirista de Serra Alta, é até comum que pais, mães, filhos, irmãos, participarem do esporte, proporcionado um tempo de qualidade entre os familiares.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕