O sábado (27) será repleto de atividades na praça do bairro Vista Alegre, em Rio Negrinho. No local, próximo a entrada do bairro, acontece o Dia de Renovar o Brasil, uma ação do programa RenovaBR, existente em todo o país. A ação conta com a instalação de novos bancos e plantio de mudas, atividades recreativas, brinquedos para as crianças, distribuição de sementes e a implantação do primeiro jardim de mel da cidade.
A ação é coordenada nos municípios por cada aluno do projeto RenovaBR. Em Rio Negrinho, é a aluna Nelsi Felczak quem está à frente do projeto. “O Dia de Renovar o Brasil é um pré-requisito para a formação acadêmica do curso do Renova Brasil”, explica.
A ideia do projeto, segundo Nelsi, está vinculada à educação, especialmente à educação ambiental, levando um debate mais amplo sobre o cuidado com o meio ambiente e com as abelhas. “O local escolhido é próximo a um espaço com mata e no parque do bairro serão plantadas várias espécies de árvores e flores meliponas”, frisa.
Também haverá atividades recreativas como contação de histórias, pintura facial e brinquedos para as crianças. “As atividades já iniciaram durante a semana em parceria com a escola do bairro, onde os alunos fizeram atividades de pinturas para construção de bancos para o local. O projeto tem apoio e incentivo de empresas e educadores que estão ajudando a renovar o Brasil”, ressaltou ela.
O trabalho de repaginar o parquinho do bairro acontece de forma voluntária há mais de três anos. Os brinquedos do playground, inclusive, foram adquiridos com dinheiro levantado em uma vaquinha entre os moradores locais.
1º Jardim do Mel
A ação marca ainda a implantação do primeiro jardim do mel de Rio Negrinho. “Nesse espaço existem várias espécies de abelhas sem ferrão e vamos iniciar a implantação do jardim plantando flores e árvores que as abelhas possam utilizar para recolher o pólen e néctar. Neste dia, vamos fazer atividades educativas para que as crianças aprendam a cuidar dessas abelhas”, disse Nelsi. “Como essas abelhas não oferecem perigo, podem ser usadas para a educação ambiental das crianças e jovens”, completou ela, que é professora.
Um dos pontos importantes do projeto, conforme a organizadora da ação, é a parceria com as escolas. “Essa busca de fazer a educação perpassa os muros das instituições. É uma educação integral no verdadeiro sentido”, concluiu.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕