Exatamente às 14h54 de quinta-feira (5), a Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento Ltda., concessionária do sistema de rotativo, informou ao prefeito Magno Bollmann (PP) que não tem interesse de prorrogar o contrato de prestação do serviço, que vence no dia 5 de novembro, um domingo. Haveria possibilidade de renovação por mais cinco anos, mas a empresa não deseja renová-lo.
Segundo a notificação protocolada, a Prefeitura deixou de cumprir um dos pontos do contrato, porque os agentes municipais de trânsito não estão lavrando ou lavrando parcialmente os avisos de irregularidade para os veículos que estacionam irregularmente. De acordo com o documento, com isso o equilíbrio econômico-financeiro da empresa, previsto na concorrência pública, foi prejudicado.
A Caiuá inclusive afirma, na notificação, que tal descumprimento pode resultar em reparação à empresa, cujo montante será apurado e informado à Prefeitura. A empresa ainda alega que os valores pagos pelos motoristas ficam defasados ao longo do tempo, sem a devida correção necessária. Ao longo de sua atuação em São Bento do Sul, a Caiuá fez modificações nos modelos de parquímetros utilizados e ainda assim continuam sofrendo atos de vandalismo.
Solução emergencial
Agora, a Secretaria de Planejamento está preocupada em buscar soluções emergenciais para serem executadas no final do ano, época em que a circulação de veículos fica intensa devido ao período natalino. O setor ainda não sabe quando e de que forma um novo sistema será implantado, visto que o processo licitatório leva em torno de seis meses para ser concluído. Por isso, a administração direta não está descartada.
No jornal impresso desta sexta-feira (6), há mais detalhes sobre as alternativas estudadas.