A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) divulgou, na última semana, o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os meses de janeiro e fevereiro pelos municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Apesar de ser considerado infestado pelo mosquito, São Bento do Sul aparece no relatório como sendo de baixo risco para transmissão da doença.
O levantamento levou em conta resultados de 150 municípios catarinenses, sendo que 47 deles apresentaram alto risco para transmissão da dengue, chikungunya e Zika; 69 apresentaram médio risco e 34 baixo risco.
Foram inspecionados 148.318 depósitos, o que representa um aumento de 17,7% em relação ao LIRAa do ano passado. Do total de objetos averiguados, a maioria (39%) era de recipientes móveis, como pratinhos de plantas e baldes, seguidos por lixo e sucata (30,1%) e os recipientes fixos como calhas e piscinas (14,8%).
Em São Bento do Sul, conforme Sandro de Jesus Plazido, chefe do setor de controle de vetores e entomologia, a fiscalização continua por parte dos agentes de endemias. “Já são 33 focos do mosquito, sendo sete casos importados. Ainda, realizamos 65 coletas neste ano de 2024”, explica.
Ainda conforme relatório da DIVE, 57,5% dos focos foram localizados em armadilhas espalhadas nos municípios. Dos 33 focos em São Bento do Sul, nove foram encontrados em janeiro e 24 em fevereiro. Já em Rio Negrinho são dois focos do mosquito, ambos encontrados no mês de fevereiro.
Vacinação
Ainda na última semana, o estado recebeu as primeiras doses da vacina contra a dengue. Neste primeiro momento, Santa Catarina recebeu pouco mais de 29 mil doses, que serão aplicadas como primeira dose para crianças de 10 e 11 anos. Apenas 13 municípios receberam o imunizante, sendo Corupá (366 doses) o único da região.
A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses (D1+D2) com um intervalo de 3 meses de aplicação entre elas. Em Santa Catarina, todas as crianças e adolescentes residentes nos 13 municípios da região Nordeste com idade entre 10 e 14 anos terão direito à vacinação durante o ano de 2024.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕