O impacto da revitalização da Avenida São Bento sobre o trânsito de caminhões, os acessos aos comércios e a circulação de veículos pesados esteve no centro de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (1º) entre comerciantes, empresários, moradores e a equipe de planejamento urbano da Prefeitura de São Bento do Sul. O encontro, realizado na Prefeitura, serviu para que os usuários da via apresentassem dúvidas, sugestões e preocupações relacionadas ao projeto em execução.
Representando o grupo, a empresária Eliane Smiguel Ruda conduziu uma apresentação com apontamentos levantados coletivamente ao longo da obra. Logo no início, ela fez questão de destacar que os participantes não são contrários à revitalização.
A principal preocupação apresentada durante a reunião envolve o fluxo de caminhões de médio e grande porte que circulam diariamente pela avenida. Bitrens, carretas e outros veículos utilizados pelas empresas instaladas no trecho fazem parte da rotina da região, e os participantes questionaram como essas operações ocorrerão com a implantação dos canteiros centrais e o estreitamento de algumas ruas transversais.
As preocupações apresentadas pelos participantes foram respondidas pela equipe técnica responsável pelo projeto durante a reunião. Representando o poder público, Ricardo Callado, que está por dentro do projeto desde o início, apresentou as diretrizes técnicas e legais que embasam a revitalização, citando a Lei de Mobilidade Urbana, o Código de Trânsito Brasileiro e as normas de acessibilidade.
Visitas periódicas
Ao final do encontro, foi sugerido que a equipe de fiscalização passe a realizar visitas periódicas à avenida para ouvir os comerciantes diretamente no local. A proposta foi bem recebida pelos participantes, e todos os apontamentos apresentados durante a reunião foram registrados em ata.
Enquanto as obras avançam, comerciantes e empresários seguem acompanhando as discussões sobre possíveis ajustes no projeto, principalmente em relação à circulação de caminhões e aos acessos aos estabelecimentos ao longo da avenida. A previsão de conclusão da revitalização permanece para setembro de 2026.
Mais detalhes sobre os questionamentos apresentados pelos comerciantes e os esclarecimentos da Prefeitura podem ser conferidos na edição impressa desta terça-feira (2).



