As Retretas de Verão estão indefinidas por enquanto. O motivo, claro, são as restrições da Covid-19. Porém, o presidente da Fundação Cultural, Ademir Weiss, explica que pelo menos uma apresentação é certa. Será na próxima quarta-feira, dia 17. “Gostaríamos de fazê-la ao vivo e a cores”, diz, ressaltando que outra opção a transmissão via internet (live). “Tudo vai depender do andamento da pandemia”, ressalta Ademir, comentando que em breve mais informações serão divulgadas.
De acordo com a Fundação Cultural, as retretas com a Banda Treml na praça central – hoje denominada Praça Jardim dos Imigrantes – têm uma história aproximada de 80 anos. Mais tradicional do que isso é a própria banda, fundada em 1913, em São Bento do Sul. O grupo mantém, desde então, a cultura e a tradição germânicas por meio da música. Nos últimos tempos, ela tem se renovado com a combinação do talento dos mais jovens com a experiência da “velha guarda”.
Além das músicas germânicas características, compõem o seu repertório músicas de diversas nacionalidades e ritmos. Atualmente, são mais de mil peças musicais no acervo, incluindo composições de músicos da região e arranjos feitos pelo atual maestro Francisco Kamienski, devido à dificuldade de encontrar partituras para bandas no Brasil, dentro do estilo desejado.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414, por apenas R$ 33,00 mensais.