O Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, um dos principais espaços culturais de São Bento do Sul, passará por um processo de restauração. A presidente da Fundação Cultural, Bárbara Simone da Silva, conta que a última reforma significativa ocorreu no telhado, há alguns anos, mas a estrutura não foi concluída de forma adequada, o que resultou em infiltrações.
A intenção da diretoria é elaborar um projeto detalhado e encaminhá-lo para a Fundação Catarinense de Cultura, visto que o imóvel é tombado, buscando uma solução para a restauração do prédio histórico. “É necessário preservar, sim, mas sem a troca do telhado, não será possível conservar o restante do conjunto, que é o mais importante”, afirma.
Além do telhado, há planos para melhorar a acústica e a climatização do espaço. Segundo Bárbara, a obra não é algo para ser finalizado em um ano, mas a expectativa é concluí-la até o fim do mandato. “Chegou a hora e precisa fazer. Porque se não fizer agora, daqui a pouco precisaremos interditar o Centro Cultural e deixar fechado até sabe Deus quando”, expõe.
No jornal impresso do dia 25 de fevereiro, você confere outras reformas e eventos culturais que estão nos planos da Fundação Cultural para 2025.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕