Homenagens, lágrimas e boas risadas marcaram a noite de sábado (14) das pacientes, voluntárias, diretoria e todas as pessoas que de alguma forma fizeram e fazem a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento acontecer. O jantar de comemoração foi pelos 25 anos da entidade no município e todas as conquistas nessa trajetória.
Só neste ano, pela rede, já foram realizados 1.281 preventivos, 330 consultas, encaminhamento para 330 mamografias, 61 ultrassom de mamas, 40 ultrassom transvaginal, 428 exames laboratoriais e cinco biópsias. A instituição também tem pacientes que são assistidos mensalmente com cestas básicas, fraldas geriátricas, alimentação especial e medicamentos.
A Rede Feminina faz um trabalho de apoio psicológico, nutricional, fisioterapêutico, atendimento médico e de enfermagem. No local, também são realizadas tardes com palestras, cantos e artesanatos, com o grupo amigas da alegria, do qual Anelore Lenschow participa. Há 10 anos, a paciente descobriu o câncer de mama, e desde então ela faz parte da instituição. “A Rede Feminina é o aconchego para todas as mulheres que estão, ou já passaram, pelo processo de cura do câncer”, reforça.
Ane, como gosta de ser chamada, ainda comenta que a rede é um local de acolhimento, principalmente para as mulheres que enfrentam sozinhas a luta contra o câncer. “A maioria das nossas meninas do grupo, em algum momento, passou por problemas motivacionais ou emocionais. Temos vários casos bem difíceis, mas uma mão vai ajudando a outra”, complementa.
A atual presidente da Rede Feminina de São Bento do Sul, Olívia Schulz Fendrich, fala com alegria que o objetivo da instituição é ajudar quem precisa e é um local onde as pacientes procuram amparo, solidariedade e se sentir bem. “Queremos fazer a diferença na vida desse paciente”, cita.
Com orgulho, ela também enfatiza a importância da rede na cidade, que começou pequena e hoje possui um espaço maior e com mais conforto para as pacientes.
No jornal impresso desta segunda-feira (16) você confere as homenagens que foram feitas durante o jantar.
Confira a reportagem em vídeo:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕