Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Rede Feminina de Combate ao Câncer possui perucas para empréstimo

Banco de perucas da Rede Feminina existe há mais de 10 anos

• Atualizado 25 dias atrás.

Por mais de uma década, a Rede Feminina de Combate ao Câncer tem mantido um banco de perucas na intenção de ajudar a resgatar a autoestima das pacientes oncológicas. Há aproximadamente 50 adereços disponíveis em uma variedade de cores e tamanhos, que podem ser emprestados gratuitamente para uso durante o período de tratamento.

A presidente, Olívia Fendrich, conta que as perucas são confeccionadas por Mara Gracinda, que até então integrava a Rede Feminina de Joinville, mas atualmente reside em Itapema. Antes disso, a entidade precisava comprar o acessório em Curitiba e o custo era bem elevado.

Mara faz todo esse trabalho de forma voluntária, com a condição que as entidades forneçam os cabelos necessários. Porém, nem todos os fios podem ser aproveitados. “O ideal é que tenha 20 centímetros de comprimento, mas aceitamos com até 15 centímetros”, explica Olívia, lembrando que não tem necessidade de ser um cabelo natural, ou seja, pode ter química. “Tudo se aproveita”, reforça.

Nos últimos anos, percebe-se que a adesão pelos lenços tem sido crescente, mesmo assim a demanda pelo empréstimo de perucas continua significativa. “Tem muita gente que procura, principalmente para usar em uma ocasião especial”, comenta.

Para que a mulher se sinta mais confortável, a Rede Feminina permite que a paciente leve o adereço até a cabeleireira de sua preferência para realizar um corte que se ajuste no rosto. Além disso, é permitido fazer mechas, desde que não sejam mudanças muito radicais.

Entregas
Para adquirir uma peruca, basta fazer um cadastro na entidade. A retirada do acessório ocorre sempre nas terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Já as mechas de cabelos podem ser deixadas na sede da Rede Feminina em qualquer dia da semana (Rua Adolfo Weber Sênior, 275). Vale lembrar que, além do banco de perucas, a organização também possui um banco de lenços e gorros. Informações: 3633-7409.

25 anos de história
Neste ano, a Rede Feminina de São Bento do Sul irá completar 25 anos de fundação. São décadas de dedicação em prol da saúde e do bem-estar dos pacientes oncológicos. A entidade trabalha em diversas frentes, fornecendo apoio e assistência prática para aqueles que mais precisam.

Para celebrar esse marco, será realizado um jantar dançante na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, no dia 14 de setembro. A intenção é homenagear as fundadoras e todas as mulheres que se dedicam a esse trabalho voluntário.

Dia do Pastel
O tradicional Dia do Pastel será no dia 15 de maio, com retirada no Centro Social da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria das 10 às 17 horas. Os cartões já estão à venda na entidade ou diretamente com as voluntárias pelo valor de R$ 10.

Esse é um dos principais eventos com foco na arrecadação de dinheiro No ano passado, por exemplo, foram vendidos 2.015 cartões, que culminou num lucro superior a R$ 21,8 mil. Desta vez, a expectativa é comercializar ao menos 2,2 mil pastéis.

Os recursos serão utilizados para manter a Rede Feminina, comprar materiais para o ambulatório, itens para cesta básica, fraldas e nutrição, que são doados mensalmente para os pacientes em vulnerabilidade social.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

20231102_131516
Sede do Samae
luizinho Petreça
Fumo - Christian Hacke (6)
Jasti

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Dom João 2
pexels-cottonbro-10466266
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas