Rainha e princesas eleitas em 2024 na Schlachtfest compartilham experiências e emoções da despedida

Kethlyn, Gabriela e Letícia relatam experiências vividas

• Atualizado 10 meses atrás.

Realeza atual vai fazer a passagem de faixa na noite desta sexta-feira (5) (Foto: Vanessa Galvão / A Gazeta)
Realeza atual vai fazer a passagem de faixa na noite desta sexta-feira (5) (Foto: Vanessa Galvão / A Gazeta)
Realeza atual vai fazer a passagem de faixa na noite desta sexta-feira (5) (Foto: Vanessa Galvão / A Gazeta)

Com a eleição da nova realeza da 41ª Schlachtfest, que acontece na noite desta quarta-feira (3), chega ao fim o reinado da rainha Kethlyn Adada, da 1ª princesa Gabriela Bayerl e da 2ª princesa Letícia Granemann Costa, coroadas como representantes da festa na edição de 2024. Durante o último ano, o trio representou o evento e São Bento do Sul em diversas festividades pelo estado, levando a cultura e a tradição da comunidade alemã.

Foram meses de dedicação, compromissos e experiências que marcaram a vida das três jovens, responsáveis por serem porta-vozes da alegria e da tradição da Schlachtfest. “Este ano foi marcado por muitos momentos especiais. É muito gratificante ver o quanto nossa festa é querida e reconhecida em outras cidades”, afirma Kethlyn.

Entre os destaques do reinado esteve a participação no desfile de aniversário de São Bento do Sul, em setembro de 2024, além da presença na Oktoberfest de Blumenau, onde representaram a cidade no tradicional desfile ao lado de outras realezas de Santa Catarina. Também marcaram presença em eventos locais, como o religioso “Cantando o Presépio”, na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, considerado um dos momentos mais emocionantes do período.

O calendário de 2025 trouxe ainda a participação na Festa Pomerana, em Pomerode, na Festa da Ovelha, em Campo Alegre, e no programa “JA na sua Cidade”, transmitido ao vivo de São Bento para todo o Estado. Além disso, a realeza esteve na Móvel Brasil, em Balneário Camboriú, reforçando a divulgação do turismo local, e em outras festas regionais, como a de Pirabeiraba e a de Rio Negrinho. O último evento oficial foi a Trachtenfest, em agosto, reunindo grupos folclóricos e celebrando o Dia do Folclore.

“O ponto mais marcante foi o Heimatabend, realizado em maio, em homenagem à primeira Schlachtfest. Foi um evento divertido, contagiante, com muita música e gastronomia típica. Para nós é uma honra ser a realeza da 40ª edição da festa e manter viva essa tradição”, resume Kethlyn.

Expectativa para a nova corte
A atual realeza também acompanhou de perto a preparação das oito candidatas que disputam os títulos de rainha e princesas da 41ª Schlachtfest. Durante três meses, as jovens participaram de ensaios semanais, aulas de oratória, dança, desfile e até introdução ao alemão, em homenagem ao centenário da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.

“Está sendo muito especial acompanhar os ensaios deste ano. Já estivemos nesse lugar e sabemos o quanto exige dedicação e comprometimento. Viver esses momentos me faz pensar na minha própria trajetória e no quanto esse sonho nos une pelo amor que todas compartilhamos pela nossa festa e tradição”, afirma a 1ª princesa Gabriela. Ela também destacou o companheirismo das candidatas. “É lindo ver a união durante os ensaios. Tenho certeza de que estaremos muito bem representadas pela nova corte”, completou.

Já a 2ª princesa Letícia reforçou o sentimento de gratidão. “O reinado já deixa saudades, mas é muito gratificante ter participado de uma edição tão especial, que celebrou quatro décadas de história da Schlachtfest. Estar na realeza foi uma experiência única, que nos fez perceber a força da cultura que se mantém viva de geração em geração.”

Com emoção, Letícia também lembrou a coincidência do centenário da Sociedade Ginástica. “Celebrar os 100 anos da Sociedade é algo muito especial. Fazer parte dessa trajetória nos enche de orgulho. Que venham muitos anos de festa, memória e cultura viva”, concluiu.

Últimas notícias

padrao-fotos-blumenau-2026-07-11t155252890
FEIRA DO CONHECIMENTO - Zuciane (3)
Schlachtfest 2025 (28)
Santa-Catarina-registra-57°C-e-tem-19-cidades-com-temperaturas-abaixo-de-zero-20
image (7)

Mais lidas

image (6)
Notas de falecimento (site) (4)
 A Gazeta)
Acidente envolveu um caminhão e um Fiat Uno com placas de São Bento do Sul (Foto: Divulgação)
Notas de falecimento (site) (1)

Notícias relacionadas