A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que não há radares nas praças de pedágio de Santa Catarina. Tal informação, com origem desconhecida, tem sido divulgada em algumas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp.
Contudo, a PRF e a Concessionária Autopista Litoral Sul informam que nesta sexta-feira (26) será iniciada a fiscalização de velocidade nas pistas das praças de pedágios de Santa Catarina. O controle de velocidade no local será de 40km/h. Os equipamentos serão instalados nos dois sentidos da rodovia. “A partir de fevereiro, a PRF começará a autuar motoristas que cometerem infrações, além dos radares, através de monitoramento por câmeras na BR-101″, diz trecho da nota.
Segundo a polícia, novos radares, com infravermelho e maior precisão na detecção de motos, entrarão em operação. Os centros de monitoramentos já estão montados e darão aos agentes acesso às câmeras, que os auxiliarão na aplicação de multas e no combate ao crime. As salas de monitoramento contam com diversos computadores e telas de LCD, onde os agentes tem um panorama, em tempo real, de tudo o que acontece no trecho selecionado.
O sistema, que já está sendo utilizado na detecção de acidentes e execução de socorro, aguarda apenas a finalização da colocação das placas de sinalização até o fim deste mês, para poder operar plenamente. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 18 de dezembro de 2013, possibilitou aos agentes da PRF fazerem a aplicação de multas através do videomonitoramento.
Os postos da PRF também terão uma sala para o monitoramento das câmeras que captam as imagens referentes ao trecho da estrada pelo qual respondem. Apenas as sedes terão acesso a todas as imagens captadas pelas 272 câmeras localizadas em toda extensão do trecho policiado”