Os diagnósticos de Síndrome Respiratória, associados a Covid-19, aumentaram nas últimas semanas em diversas estados do Brasil. Somente entre os dias 11 e 17 de fevereiro, foram registrados 45 mil novos casos, além de 1.325 vítimas fatais nestes primeiros meses de 2024. Ou seja, apesar da melhora no cenário epidemiológico, o coronavírus ainda causa mais mortes do que outras doenças, como a dengue, por exemplo, que vem ganhando cada vez ênfase nos noticiários.
Na região, destaca-se a Prefeitura de Campo Alegre, que emitiu uma alerta referente a Covid-19 e a atual situação no município. A Secretária Municipal de Saúde, Rosana Emilia Greipel, conta que neste mês o poder público contabilizou 60 positivados. Na última semana, o número de contaminados despontou e 48 permanecem em monitoramento no momento.
Ela acredita que essa alta está atrelada a várias fatores, como a redução da adoção de medidas preventivas e, claro, a baixa adesão a vacina. A dose segue disponível em todas as unidades de saúde de forma gratuita e ainda é considerada a medida mais eficaz para evitar a forma grave da doença.
Já em São Bento do Sul, a situação parece mais tranquila. De acordo com a diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Silvana Maria Bianco Bauer, de janeiro até agora foram notificados 90 casos, uma média de dois diagnósticos positivos por dia.
Assim como ocorre na maioria das cidades, a procura pelo imunizante caiu muito no último ano. “Não tem mais aquela obrigatoriedade para tomar a vacina, apenas para pessoas com mais de 59 anos”, comenta.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta quarta-feira (28).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕