Depois de duas décadas sem ter um candidato a prefeito, o PT de São Bento do Sul agora trabalha para entrar na disputa eleitoral e traz novidades. O último candidato foi o ex-vereador Tadeu do Nascimento, na eleição de 2000. Agora, a pré-candidata é Jaciara Machuga.
Bastante ativa dentro do PT, ela acabou conquistando naturalmente a pré-candidatura e hoje, conforme a direção do partido, tem o apoio de todos. Jaciara conta que não era parte de seus planos entrar na política, porém, a partir do momento em que começou a atuar na associação de moradores do bairro onde mora, acabou se identificando com a atividade.
“Mas é algo desafiador”, destaca, especialmente pelo histórico do município em não votar em candidatos do PT ou de esquerda.
Nos últimos meses ela e outras lideranças do partido têm circulado pela cidade, fazendo reuniões e ouvindo as demandas. É a partir do que for elencado pela população que o partido pretende trabalhar na elaboração de seu plano de governo. Graças a este trabalho, ela conta que já é abordada em diversos locais por onde passa, e tem recebido feedback positivo. “Muitas pessoas estão se manifestando”, disse.
Jaciara também já esteve em Brasília neste ano percorrendo alguns setores da administração federal em busca de recursos. Em uma das viagens esteve com o diretor do Hospital Sagrada Família. Como o partido não possui recursos, o custeio dessas viagens é feito através da participação de filiados, por meio de doações.
De acordo com o ex-vereador e hoje secretário de Comunicação do partido, Luiz Carlos Pedrozo, muitas pessoas ajudam, por menor que seja o valor. “São R$ 20, R$ 30, não importa. Muita da ajuda que temos são justamente destas pessoas que menos têm”, revela. Jaciara completa: “Tem sido bom o trabalho neste início”.
Ainda conforme Pedrozo, ver a renovação do partido nestes últimos anos e o trabalho de organização que tem sido feito faz com que a equipe esteja ainda mais unida e empolgada para trabalhar pensando nas eleições de 2024. “Temos um novo PT. E olhando daqui é como se tivessem nascidos vários filhos”, define.
Ele ainda diz que aos poucos Jaciara vem substituindo Tadeu do Nascimento como liderança dentro do PT são-bentense.
Eleições
O presidente do diretório municipal do PT, Diego Andrade, diz que o partido está se organizando para as eleições do próximo ano e além de candidatura a prefeito, terá uma nominata com condições de brigar por duas vagas na Câmara de Vereadores. Entre janeiro e fevereiro o partido se reúne para definir os nomes.
Em relação a possíveis coligações, Diego e Pedrozo dizem que o partido está de portas abertas para conversar, no entanto, o PT já possui sua pré-candidata a prefeita, portanto, haveria espaço para outra sigla indicar o candidato a vice.
Fortalecimento
Diego ainda destacou o trabalho que vem sendo feito junto às lideranças de bairros. Diversos grupos foram montados com objetivo de reunir a população e, principalmente, ouvir o que cada um tem a dizer. Os coletivos, como o partido chama estes grupos, servem para reunir e levar para a população.
Presenças
Além de Jaciara, Pedrozo e Diego, ainda estiveram em A Gazeta a Maria de Jesus Massaneiro Cristofolini, atual secretária de Finanças do partido, e Magda Elizabeth Nunes Rodrigues, secretária de Organização da sigla. Jaciara ainda responde pelo coletivo de Comunicação e Pedrozo é o secretário de Comunicação.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕