Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Proposta de parque nacional nos campos do Quiriri ganha destaque

Proposta foi entregue recentemente à ministra do Meio Ambiente

• Atualizado 14 dias atrás.

Um dos principais atrativos da região, os Campos Gerais do Quiriri já são um assunto que transcendeu os limites territoriais de Santa Catarina e do Paraná. Não apenas por causa dos inúmeros aventureiros e montanhistas que visitam o local, mas porque recentemente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu a proposta de criação de um parque nacional englobando a própria Serra do Quiriri e, também, a Serra do Araçatuba, que fica ao lado. O documento foi entregue a ela, em mãos, em um evento recente realizado em Curitiba.

De acordo com a proposta, como as serras englobam áreas catarinenses e paranaenses, é necessário criar uma unidade federal de conservação, com gestão nacional, “para potencializar a necessidade de preservação, do fortalecimento do turismo de natureza, turismo das comunidades e turismo rural, junto com a urgência da preservação da biodiversidade que esse território representa”, conforme a justificativa.

Tendo um dos seus acessos via distrito de Bateias de Baixo, em Campo Alegre, o Alto Quiriri, como também é chamado, contém algo em torno de 30 cumes, alguns chegando a mais de 1,5 mil metros de altitude. Além de tudo, os campos têm uma riqueza hídrica indescritível, já que abrigam as nascentes dos rios Negro, Cubatão e Pirabeiraba.

Atraindo pessoas de todos os cantos do País – e mesmo do exterior –, os campos detêm uma grande riqueza natural, tanto que em 2015 foi descoberto o minúsculo anfíbio “Brachycephalus quiririensis” no local, conforme noticiado por A Gazeta em agosto daquele ano.

Regulamentação
Tempos atrás, iniciativas abordaram a necessidade de regulamentação local dos Campos do Quiriri, mas o assunto nunca se consolidou. O engenheiro sanitarista Bruno Henrique Schappo Santos, da Secretaria de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente de Campo Alegre, participou recentemente de uma reunião sobre o tema.

“A Prefeitura de Tijucas do Sul apresentou como está essa questão para um possível parque nacional. Contudo, foi uma apresentação inicial apenas, para termos uma ideia básica. E, agora, vamos verificar qual o interesse enquanto município nesse assunto”, conta. Em Tijucas do Sul consta o principal acesso à Serra do Araçatuba, por meio da qual é possível chegar aos Campos do Quiriri, justamente.

Quem apresentou
A proposta é uma iniciativa conjunta os deputados estaduais Goura (PDT-PR) e Marquito (PSOL-SC). Goura foi quem entregou o documento à ministra.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas