Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Projeto visa dar transparência na gestão da saúde pública

Iniciativa passa por análise para evitar contratempos

• Atualizado 18 dias atrás.

O presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Moisés Diersmann, protocolou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público do Estado (MPSC) um ofício solicitando um parecer sobre a legalidade do processo de implementação do Projeto de Saúde Digital. O pedido reforça o compromisso do Estado com a total transparência e a legalidade do projeto.

O caso vem sendo muito questionado pelos valores envolvidos e pelo fato da empresa envolvida estar instalada há poucos meses no Estado. A solicitação ao TCE/SC e ao MPSC visa uma análise criteriosa de todas as fases do processo, desde o início até uma eventual formalização de contratos futuros. Atualmente, o projeto está em fase de análise para verificar a viabilidade e segurança, e não houve nenhum gasto de dinheiro público.

“Foi o próprio governador Jorginho Mello que determinou que nós tomássemos essa ação de transparência. Estamos aqui para mostrar para todos que esse é um esforço que o Estado está se propondo a fazer em prol do cidadão, melhorando a gestão pública, tão criticada, com a participação de parceiros com expertise e estrutura, capaz de viabilizar a implementação dessa política na maior brevidade”, frisa o presidente do Ciasc.

Caso o projeto seja implementado, o objetivo é que os custos sejam proporcionais ao número de atendimentos realizados, permitindo um investimento gradual, controlado e eficiente. Para isso, o Ciasc lançou um chamamento público, para avaliar tecnicamente as propostas apresentadas pelas empresas interessadas, assegurando que o parceiro habilitado para a prestação do serviço ofereça uma solução segura, moderna e com valores justos.

O projeto
O Projeto de Saúde Digital visa ampliar o acesso à saúde para os catarinenses, atendendo também ao compromisso assumido no Plano de Governo. Com a iniciativa, espera-se reduzir custos para o Estado e os municípios e facilitar o acesso dos cidadãos, especialmente para quem reside em áreas distantes e enfrenta dificuldades de deslocamento ou de falta de recursos para atendimento médico. A proposta busca também reduzir filas e possibilitar que os cidadãos consultem profissionais especializados por meio virtual.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mega Sena site
Morte moto site
35cfa28e-18fa-423c-adae-e636d6a2fd06
Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas