Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Projeto Novos Caminhos forma mais 41 jovens no Planalto Norte

Adolescentes, de toda a região, participaram das atividades

• Atualizado 15 dias atrás.

Adolescentes do Planalto Norte que estão em abrigos e serviços de acolhimento, sob a proteção do Estado, tiveram na última semana, em São Bento do Sul, sua formatura no programa Novos Caminhos. São 41 menores de idade que concluíram um ano de diversas atividades, especialmente relacionadas à educação e à formação profissional. Eles integram as comarcas de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas.

O programa está ativo no Estado há 10 anos, superando 13 mil matrículas em cursos educacionais e já tendo encaminhado 1,2 mil jovens ao mercado de trabalho. No Planalto Norte, desde que foi implantando em 2016, o projeto atendeu mais de 340 crianças e adolescentes. O Novos Caminhos é mantido de forma integrada pela Federação das Indústrias, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Fiesc) e Associação Catarinense de Magistrados, com participação ainda de outras entidades.

Na solenidade de formatura, o juiz da infância e juventude da comarca de São Bento do Sul, Felipe Nóbrega da Silva, destacou a necessidade da educação para os jovens. “O programa é um caminho para que eles sejam protagonistas de suas próprias vidas”, disse. Além da formação educacional, o Novos Caminhos oferece apoio e orientações sobre vida saudável e empregabilidade.

Para a realização do projeto, existe a participação de diversos voluntários e empresas que atuam na abertura de vagas para trabalho como menor aprendiz, muitas vezes efetivadas, na doação de materiais para dar melhor estrutura aos abrigos e na realização de atividades de educação, cultura, esporte e lazer.

Dedicação ao projeto
O vice-presidente da Fiesc para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl, destacou o empenho, profissionalismo e dedicação dos profissionais que atuam no projeto e a participação das empresas parceiras. “Nosso reconhecimento pela visão social e comprometimento com o futuro da sociedade, seja pela doação de bens e serviços, que traz maior estrutura, conforto e atendimento aos jovens; ou pela abertura de suas empresas para tão bem receber os acolhidos e garantir que iniciem suas carreiras profissionais e sua futura vida autônoma”, citou.

A formatura do Novos Caminhos também reconheceu a atuação da equipe técnica que trabalha diretamente com os adolescentes, as casas de abrigo e as famílias acolhedoras. Foram ainda entregues certificados de Empresa Cidadã a 13 companhias da região que contratam os jovens, de Empresa Amiga a 32 empresas que contribuem com doações para os abrigos e serviços de acolhimento e ainda o certificado de Cidadão Amigo aos voluntários que realizam palestras, ações e treinamentos nos abrigos.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas