Projeto de jiu-jítsu reúne 300 atletas e tira jovens do caminho das drogas em Piên

Modalidade vem contribuindo para desenvolver benefícios no meio social

• Atualizado 3 meses atrás.

O projeto “Não tenha medo de recomeçar” vem fazendo a diferença na vida de crianças, adolescentes e adultos no município de Piên. A iniciativa visa promover o esporte através da modalidade de jiu-jítsu, atendendo mais de 300 alunos com o objetivo de transformar a comunidade através da ação social.

Idealizado e conduzido por Donisclei Teles dos Santos, conhecido como professor Donis, as aulas de jiu-jítsu começaram em 2020. Iniciado em meio à pandemia, o projeto enfrentou desafios logo no início, sendo obrigado a pausar suas atividades devido às restrições de contato. No entanto, a partir da metade de 2021, com a flexibilização das medidas, Donis retomou as aulas, inicialmente na garagem de sua casa e apenas para atletas de sua família. “Com o tempo, a dedicação e o esforço para promover o esporte começaram a dar frutos. Aos poucos, o projeto foi ficando conhecido, as pessoas vieram conferir graças ao boca a boca e à viralização de vídeos nas redes sociais”, comenta Donis.

Atualmente, a equipe conta com quase 300 atletas, sendo a maior da região. Desde que começaram a competir, no final de 2021, já conquistaram mais de 500 medalhas, incluindo ouro, prata e bronze, além de troféus por equipe. “Hoje a equipe que começou na garagem é considerada a mais forte equipe kids do Paraná”, celebra o professor.

O impacto do projeto vai além das conquistas esportivas. Segundo Donis, o jiu-jítsu tem desempenhado um papel crucial na transformação de vidas. “Nosso projeto ajudou a tirar alunos adultos das drogas, do álcool, da depressão, melhorando suas vidas e as de seus familiares. Os jovens aprendem a ter disciplina, coragem e respeito. Hoje eles estão dando resultado não só dentro do tatame, mas fora dele também; são os melhores alunos da escola, são bons filhos e não se envolvem com coisas erradas”, afirma.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Piên, através da Secretaria de Cultura e Esporte, e também com a Secretaria de Educação. As aulas acontecem nas escolas do município para as crianças que estudam na rede municipal, onde cada turma tem uma média de 20 a 30 alunos, e ainda há vagas disponíveis. Já na Sala da Cultura, em Piên, o espaço está lotado, com cerca de 150 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos.

Além dos benefícios físicos e mentais proporcionados pelo jiu-jítsu, como segurança, autoestima, condicionamento físico e disciplina, o projeto ensina defesa pessoal. “O jiu-jítsu tem duas modalidades, com kimono e sem kimono. Nós treinamos mais com kimono, que é a modalidade em que sempre competimos e já somos a equipe campeã paranaense. Lembrando que no jiu-jítsu não há socos, chutes e cotoveladas, mas sim técnicas de alavancas, torções e submissão”, explica Donis.

Apoio
Recentemente, foi realizada a graduação, onde os alunos receberam graus na faixa, avançando em suas jornadas no jiu-jítsu. Em breve, a equipe cumprirá eventos importantes do calendário onde no dia 23, participarão do Campeonato Paranaense em Curitiba, e em 6 de julho estarão competindo no Campeonato Brasileiro em São Paulo.

Mas, apesar dos sucessos, o projeto enfrenta desafios financeiros, principalmente por ser uma novidade. “Somos nós mesmos, pais, alunos e professores que bancamos as inscrições, kimonos, lanches e inscrições para os campeonatos. Mas, se a comunidade quiser ajudar, pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp (41) 99294-8372”, convida Donis.

Além disso, existe a possibilidade de apadrinhamento das crianças, onde os padrinhos podem contribuir com kimonos, inscrições e lanches. Em troca, os alunos apadrinhados mostram seus boletins escolares e desempenho aos padrinhos, incentivando a educação e a disciplina.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries, em fundo azulado, com símbolo de dois traços curvos partindo de um ponto central
WhatsApp Image 2025-07-31 at 11.11
SINE - Christian Hacke (1)
Mulher agachada, abraçando e beijando um cachorro
Comercial Incopostes (1)

Mais lidas

Notas de falecimento (site)
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Rafael de Andrade Fonseca
WhatsApp Image 2025-07-25 at 20.09
montagem de fotos (1)

Notícias relacionadas