O debate sobre a saúde mental é um dos principais pilares dentro de uma comunidade. Frente a isso, o Rotary Club de São Bento do Sul iniciou neste mês o projeto Acolher, que visa organizar rodas de conversa com um profissional de psicologia sobre saúde mental, como autismo, depressão, bipolaridade, etc. Os encontros acontecem semanalmente na Casa da Amizade, e o primeiro grupo já iniciou as sessões.
Daniel Buchmann é o coordenador do projeto. Ele conta que a ideia surgiu durante sua gestão como presidente do Rotary Club de São Bento do Sul, que se encerrou no último dia 30 de junho. “A gente vê filmes americanos e o pessoal tem aquelas rodas de conversa onde um psicólogo comanda um grupo. Como estávamos no ano da saúde mental no Rotary, liguei uma coisa com a outra, aí trouxemos isso para São Bento do Sul. É terapia em grupo, com vários grupos temáticos. Estamos iniciando agora com cuidadores de pessoas autistas”, explica.
O projeto, que acontece de forma gratuita, tem como apoiadores a Unimed e a PlanalSeg. As sessões começaram no início deste mês, na Casa da Amizade, com o grupo sobre autismo. “Esse grupo é na quarta-feira, das 19h às 20h30. Há um processo de inscrição com formulário eletrônico que está no Instagram do Rotary”, citou Daniel.
O sucesso do projeto foi tanto que, apenas dois dias após a postagem no Instagram do clube, as inscrições para a primeira turma já estavam fechadas. “Teremos, mais adiante, outros grupos, como sobre a saúde mental da mulher, depressão, transtorno bipolar, etc.”, disse o organizador. “Com o formulário, a pessoa pode manifestar interesse em outros grupos, e é legal que todo mundo faça isso. Ah, tenho transtorno bipolar e gostaria de ter um atendimento sobre isso. Isso nos ajuda a fazer filtros e montar as demandas conforme elas vêm da comunidade. A participação é gratuita, não tem custo. O preço é não faltar nas sessões, senão perde a vaga”, completou.
Cadastro
Para se cadastrar, acesse o Instagram do Rotary: @rotaryclubdesaobentodosul.
No jornal impresso de sábado (27) e domingo (28) você confere mais sobre detalhes sobre o assunto.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕