Uma proposta diferente e educativa está atraindo diversos pais e crianças para São Bento do Sul. Localizado no bairro Alpino, o Sítio 5 Passos, de propriedade da professora Queriate Rodrigues e sua família, tem como proposta o acesso à vivência da roça. Lá, os visitantes podem ver e tratar animais como cavalos, carneiros, coelhos, porcos e galinhas, além das plantas, flores e árvores. O objetivo é abordar o turismo pedagógico rural, como uma escola dentro do campo.
A ideia em criar um espaço de educação no campo veio durante as aulas de Queriate. “Eu estava em sala e comentava com os alunos que tinha nascido um terneirinho, uma ovelha, e uma grande parte dessas crianças não tinha esse contato com os animais da roça e a vivência rural”, conta.
Desde então, foram seis anos de preparação do sítio da família, no bairro Alpino. “Recebemos a primeira turma em 2023, mas estamos há seis anos preparando o sítio com documentação, cercas, alvará, mapeamento das áreas de preservação. Ano passado chegamos perto de 2 mil alunos e neste ano a meta é receber 7 mil. Já temos um grande número de reservas para esse ano. Nosso período de receber alunos começa em abril e vai até dezembro, porque janeiro e fevereiro as escolas estão se organizando e em março preparam os projetos de campo”, explica Queriate.
O Sítio 5 Passos tem recebido alunos de escolas da nossa região, mas já há reservas para este ano de estudantes de cidades como Joinville, Canoinhas, Jaraguá do Sul e Corupá. “Eles vêm de manhã e passam o dia com a gente. Acreditamos na criança fazer, somos contra dar tudo na mão das crianças, então elas ajudam a preparar o almoço, buscam as verduras, ajudam as servir, lavam sua louça. Acreditamos muito na autonomia delas”, frisa a professora.
Queriate foi destaque em 2022 quando seu projeto de pesquisa foi aprovado entre mais de 250 mil professores no país. Com isso, ela e outros 99 profissionais do Brasil puderam aprofundar seus estudos sobre a alfabetização na Universidade do Porto, em Portugal.
Os 5 Passos
O nome do sítio, conforme a proprietária, tem diversos significados. “Escolhemos algo que tem a ver com nossa essência. O ser humano precisa estar em contato com os sentidos. O nome representa, primeiramente, os cinco sentidos humanos que a gente quer que os alunos vivenciem aqui no sítio. Hoje em dia eles estão muito tecnológicos e têm pouco conhecimento da vivência rural. Segundo motivo são os cinco passos da vida: o nascer, o crescer, reproduzir, viver e o findar. Somos agricultores familiares e há também os cinco passos da agricultura: o planejar, plantar, cuidar, esperar e o colher”, explica.
A metodologia de ensino no ambiente rural visa a autonomia da criança e seu contato com a natureza. “A grande maioria dos jovens vive na área urbana, então não tem essa noção da alimentação e da agricultura familiar. A criança às vezes nem consegue andar em terreno irregular! Nosso objetivo é que elas parem, reflitam e se conectem com essa essência maravilhosa da natureza”, cita.
“Que a criança possa sair da sala de aula, da teoria, e possa ter aulas de educação ambiental aqui no sítio. Nosso sítio é agroecológico, faz todo o tratamento da água que utiliza, temos jardim filtrante, fossa de bananeira e estamo instalando uma horta ecológica. A criança precisa conhecer o mundo real, não só o tecnológico”, completou Queriate.
Saiba mais
O Sitio 5 Passos está localizado na Rua Amanda Kautnick Schroeder, no bairro Alpino. O local funciona de segunda a sábado com passeios de trator, de cavalo, de pônei, escorregador de lama, interação com diversos tipos de animais e aventura com arvorismo. Entre em contato e saiba mais através do Instagram @sitio5passos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕