Sábado, 19 de abril de 2025

Proerd completa 20 anos de atuação em Campo Alegre

• Atualizado 1 anos atrás.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completa neste ano seus 20 anos de atividades em Campo Alegre. Para celebrar as duas décadas de funcionamento na cidade e os 5.200 alunos formados durante esse tempo, a Câmara de Vereadores concede à Polícia Militar uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao programa e seus resultados.

A proposição é de autoria do vereador Ernani Santos (PSD). Na sessão, antes de entregar a honraria aos membros da Polícia Militar, ele destacou a gratidão de Campo Alegre pelo programa.

“O Proerd instrui nossas crianças e adolescentes a serem bons cidadãos e a amar o próximo. São esses os benefícios que o Proerd oferece aos nossos jovens e crianças, incentivando-os a fazer escolhas saudáveis e a manter distância das drogas, fator crucial para suas vidas”, afirma.

O sargento do 23º Batalhão da Polícia Militar, Irineu Woginiack Junior, agradeceu ao vereador Ernani e aos demais legisladores pelo reconhecimento do Proerd em Campo Alegre. “O Proerd é um programa preventivo baseado nos princípios do programa DARE, do Departamento de Polícia de Los Angeles. Chegou ao Brasil em 1992 e, atualmente, está em todos os estados brasileiros e em mais de 44 países”, explicou.

Irineu destaca os objetivos do Proerd: “O Proerd busca prevenir o uso de drogas com ações voltadas às crianças em idade escolar, promovendo o desenvolvimento de resistências às ofertas e pressões no ambiente escolar e extraescolar. Representa um esforço conjunto entre a Polícia Militar, os policiais do Proerd, Secretaria de Educação, direção das escolas, professores, pais, toda a comunidade e apoiadores do programa”.

5.286 alunos
Irineu apresentou alguns números do Proerd em Campo Alegre. “Começamos o programa em Campo Alegre em 2003, na escola Carlos Frederico Adolfo Schneider, com 18 alunos. A formatura dessa turma ocorreu em julho de 2003 e foi a 4ª formatura do Proerd de São Bento do Sul, sob a liderança do então soldado Saulo. Em duas décadas de trabalho aqui em Campo Alegre, formamos 5.286 alunos, o que corresponde a cerca de 40% da população local”, informa.

O sargento Saulo Rodrigo, atual comandante do Destacamento da Polícia Militar de Campo Alegre, falou sobre a satisfação de ter iniciado o Proerd na cidade. “Participar da trajetória do Proerd em Campo Alegre é gratificante. Dos 20 anos do programa, estive envolvido ativamente em 12, inclusive na implantação como instrutor do projeto piloto”, relembrou.

“Hoje, como comandante do 3º Grupamento de Polícia Militar em Campo Alegre, sinto-me honrado em contribuir para a segurança pública local. Em várias ocasiões, pessoas me reconhecem como seu ex-instrutor. Estamos construindo uma história e deixando um significativo legado para Campo Alegre”.

O major Jean Carlo Denk também se pronunciou na Câmara de Vereadores de Campo Alegre e agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para o Proerd.

“É relevante estarmos aqui celebrando os 20 anos do Proerd em Campo Alegre. Quando começamos na cidade, em uma sexta-feira, fomos à Prefeitura e conhecemos o prefeito Renato Bahr. Fomos bem recebidos e, por coincidência, era seu aniversário. Ele nos apresentou à secretária de Educação, e assim iniciamos o Proerd em Campo Alegre”, recordou.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas