A Festa e Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, na comunidade do bairro Vila Nova, em Rio Negrinho, segue neste fim de semana com momentos de fé, confraternização e devoção à Padroeira do Brasil. Com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, a programação reúne, no domingo (12), atividades religiosas, entre elas as procissões fluvial e de motos e carros e caminhões, consideradas o ponto alto da festa, além das celebrações na manhã, tarde e noite do domingo, que prometem atrair grande participação da comunidade.
Neste sábado (11), a partir das 17 horas, acontece mais uma edição da já conhecida venda do Choripán, sucesso das festas anteriores. O lanche, que combina pão, linguiça e molho especial, é acompanhado de maionese e uma lata de refrigerante, e será comercializado ao valor de R$ 20. Também estarão sendo vendidos: pastel, cachorro-quente e cuques.
Já no domingo (12), dia da padroeira, a programação começa cedo com um dos momentos mais aguardados da festa – a romaria fluvial. Segundo Celso Fleischmann, membro do Núcleo de Cheias da Associação Empresarial (Acirne), os participantes se reúnem a partir das 7 horas nos fundos da Sociedade Musical. “Ali, os barcos vão sendo colocados no rio aos poucos, conforme o pessoal for chegando com suas canoas, caiaques e outras embarcações”, explica. O percurso inicia no local e segue até a ponte próxima ao Colégio Cenecista São José.
“Lá os participantes aguardam a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida pela equipe dos Homens do Terço. A imagem embarca em uma das canoas previamente designadas e, a partir daí, tem início a procissão fluvial. Neste ano, a romaria deve fazer uma parada especial na ponte da Rua Jorge Zipperer, em frente à Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Vamos aguardar o término da missa e ali fazemos nossas orações antes de continuar o percurso”, conta Fleischmann. Dali as embarcações seguem até a ponte próxima do Restaurante Arte Caseira.
“Lá ocorre uma nova parada e orações com os participantes. A imagem, então, é conduzida em veículo até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Nova, onde se une à procissão terrestre. É um evento muito bonito, já tradicional, e que emociona a todos”, cita ainda Celso.
Procissão de carros e motos
Outro destaque será a procissão de motos que terá concentração junto ao Seminário São José a partir das 8h30 e saída em direção ao Supermercado Compre Mais, do bairro Industrial Sul levando a imagem da Padroeira do Brasil. A iniciativa conta com o apoio dos grupos Neco e Cia Moto Clube e 100 Limite Moto Clube e os motociclistas seguirão, a partir do Industrial Sul, em direção à comunidade do bairro Vila Nova junto com os demais veículos até a comunidade, onde acontecerá a celebração da Santa Missa das 10 horas com bênçãos especiais.
Logo após a missa será servido o almoço da Festa da Padroeira, no salão da igreja ao valor de R$ 35 por pessoa. A programação da tarde ainda contará com missas às 15 horas – esta dedicada às crianças, e celebração às 18 horas.







